Santa Maria recebe Encontro das Casas Açorianas em novembro

Quarta, 01 Março, 2023 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto endereçou um convite ao Presidente da Associação de Turismo em Espaço Rural - Casas Açorianas para que o encontro anual desta entidade decorresse em Santa Maria, associando uma Press Trip ao momento. A parceria foi encetada no durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, para que o evento seja realizado em novembro do presente ano, na Biblioteca Municipal, com o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”. 

No programa, a divulgar proximamente, constam momentos para reflexão sobre o turismo dos Açores, degustação de produtos marienses, visitas guiadas a pontos de interesse turístico e mostra de produtos locais.

Segundo Bárbara Chaves, “para o Executivo Municipal esta é mais uma forma de promover a ilha de Santa Maria, com um evento específico para os profissionais do setor, possibilitando a troca de contactos entre vários empresários, numa ótica de trabalho em rede”.“Com um programa que irá permitir mostrar os vários pontos de interesse da ilha, colocou-se logo em cima 

da mesa o convite a jornalistas da especialidade para que possam divulgar Santa Maria em mercados emissores prioritários, como sejam o nacional, os EUA e o Canadá”, acrescentou.

A autarca referiu que as datas permitem combater a sazonalidade, ainda vincada neste setor, motivo pelo qual o mês de novembro foi escolhido. “A par disso, é mais uma forma de demonstrar que Santa Maria se pode posicionar no segmento de Turismo de Congressos, evidenciando todas as suas condições para este efeito”, sublinhou.

Para a Presidente, eventos como este são uma aposta na promoção e divulgação da ilha e estreitam relações entre os vários profissionais do setor do turismo nos Açores. 

A Associação das Casas Açorianas, por seu lado, entende que ao promover estes encontros anuais em diferentes ilhas dos Açores contribui para o conhecimento dos seus associados, que também passam a ser divulgadores junto dos turistas que se alojam nas suas casas, do destino que visitaram, neste caso, a ilha de Santa Maria.

O encontro deste ano em Santa Maria terá como tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?” e, segundo o Presidente das Casas Açoreanas, Gilberto Vieira, “o objetivo é debater e esclarecer os nossos associados sobre a valorização dos turistas e a rentabilidade das nossas unidades de alojamento, bem como o valor acrescido que estes podem deixar no território”.

Para o Encontro deste ano vão ser convidados oradores locais e nacionais e um conjunto de jornalistasdos Açores, especializados em turismo do continente e jornalistas de viagens, que para além de Santa Maria recebe Encontro das Casas Açorianas em novembro acompanharem os trabalhos do evento, vão ter um papel relevante na divulgação das Casas Açoreanas e da ilha de Santa Maria.

Share