Município de Vila do Porto inicia otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos

Quarta, 08 Março, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto está a desenvolver um trabalho de otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos do concelho, iniciando esta medida na freguesia de Santo Espírito, num contacto de proximidade junto dos seus moradores.

A autarca, acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia, informou os moradores do trabalho em curso e de algumas alterações necessárias para uma melhor recolha seletiva dos resíduos urbanos,

Segundo Bárbara Chaves, serão relocalizados e instalados novos contentores de resíduos indiferenciados em locais estratégicos da freguesia e próximos das habitações, para garantir o depósito de forma mais cómoda e eficaz, rentabilizando, de igual modo, as viaturas afetas a este serviço.

Esta medida visa o alargamento da rede de recolha seletiva multimaterial (papel/cartão, plástico/metal e vidro), melhorando assim a acessibilidade dos munícipes aos ecopontos, com vista ao aumento da separação seletiva de resíduos por parte dos cidadãos e, por conseguinte, permite aumentar a taxa de reciclagem no concelho de Vila do Porto. 

O Executivo Municipal irá replicar esta medida nas restantes freguesias do concelho, estando previstas um conjunto de ações, que irão envolver campanhas de sensibilização e comunicação dedicadas à separação seletiva de resíduos, com foco para a população em geral, comércio e a restauração em particular. 

Estas ações serão executadas de forma faseada, prevendo-se avançar em seguida com a implementação desta medida junto das restantes freguesias do concelho.

Share