Vila do Porto elabora Plano Municipal de Ação Climática

Sexta, 10 Março, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto está a desenvolver a elaboração de um Plano Municipal para as Alterações Climáticas, um investimento de cerca de 35 mil euros, como forma de dotar a autarquia de mais um importante instrumento de gestão territorial. 

A Presidente reuniu-se hoje com a Eco Desafios, entidade que já tem em curso um trabalho para elaboração de uma proposta do referido plano.

Na reunião foram estabelecidos os procedimentos a adotar em termos de execução, que contará, a seu tempo, de sessão pública para apresentação de contributos ao futuro Plano.

Para Bárbara Chaves, este é um trabalho que permitirá conhecer e prever os efeitos das alterações climáticas”, para além de possibilitar o município de tomar medidas adequadas para prevenir ou minimizar esses impactos e assegurar um desenvolvimento resiliente e sustentável do concelho.

“Face aos desafios da atualidade, é importante programar políticas climáticas no âmbito das nossas competências locais e em coerência com os vários instrumentos de gestão territorial já existentes”, frisou.

Segundo a autarca, “esta é uma medida necessária face às obrigações da Lei de Bases do Clima”, que veio estabelecer que até janeiro de 2024, os Municípios sejam detentores de um Plano Municipal de Ação Climática, com a natureza de plano de ação das políticas climáticas no âmbito local.

“Programar políticas climáticas com ações concretas a nível municipal é um grande desafio, motivo pelo qual desenvolvemos este trabalho de elevada importância para o futuro do concelho”, acrescentou.

No plano em curso, são traçados quatro dimensões-chave: conhecimento, mitigação, adaptação e cidadania.

Para Bárbara Chaves, “falar num verdadeiro desenvolvimento sustentável é agir já e é o que este executivo está a fazer, abrangendo medidas de mitigação e de adaptação”.

Share