Município de Vila do Porto e Escola Básica e Secundária de Santa Maria comemoram o Dia da Europa

Quarta, 03 Maio, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, em conjunto com a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, comemora o Dia da Europa, no dia 9 de maio, com várias atividades para os alunos do 1º ciclo e Ensino Secundário, no Jardim Municipal.

Ao início da manhã, pelas 10H00, será feito o descerramento da placa “Câmara Municipal de Vila do Porto é parceira das Instituições da UE na rede Construir a Europa com os Eleitos Locais”. 

Este é um projeto que cria uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a União Europeia numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local. Desta forma, o projeto permite que os políticos locais trabalhem em conjunto e disseminem informações sobre tópicos relacionados com a União Europeia que dizem respeito aos seus eleitores a nível local.

Desta forma, o Município de Vila do Porto realiza um conjunto de atividades que impulsionam o envolvimento dos cidadãos através de debates e atividades sobre estas questões e sobre o futuro da Europa.

A partir das 10H30, os alunos do Ensino Secundário participarão numa conversa com António Monteiro, especialista em Relações Internacionais e Estudos Insulares, sobre o tema “Açorianidade e Europa”. 

A parte da tarde é dedicada aos alunos do 1º ciclo de todas as escolas do concelho com atividades variadas com o objetivo de potenciar mais conhecimento sobre a Europa.

A partir das 15H00 até às 17H30 haverá insufláveis e barraquinhas com os finalistas e alguns alunos com surpresas gastronómicas da Polónia, França e Estónia. Um momento aberto a toda a comunidade.

Em conjunto com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, também neste dia, o Município de Vila do Porto associa-se às comemorações iluminando um monumento histórico local com as cores e valores da União Europeia.

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Share