Município de Vila do Porto lança campanha “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar”

Segunda, 05 Junho, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto lançou hoje a campanha de sensibilização ambiental “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar”, numa data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente.

Com esta campanha, pretende-se sensibilizar para a necessidade de maior contributo dos marienses na deposição seletiva de resíduos de embalagens, como forma de se aumentarem as taxas de reciclagem da ilha de Santa Maria.  

Importa realçar que a estratégia definida por esta autarquia tem um foco principal na prevenção da produção de resíduos, com maior incidência na redução dos resíduos indiferenciados, diminuindo a sua quantidade, com vista à minimização dos encargos e impactes ambientais associados à sua gestão e tratamento.

Durante os próximos meses, esta campanha chegará assim à porta de todos os munícipes, em todas as freguesias, com o objetivo de se esclarecer e informar sobre a forma de separação dos resíduos produzidos, boas práticas a adotar e calendários de recolha.  

Nesta primeira fase, a campanha de sensibilização terá maior incidência no lugar do Aeroporto, que terá alterações mais substanciais, passando a beneficiar, unicamente, da recolha porta a porta já a partir do dia 19 de junho, eliminando-se a deposição de resíduos através de contentores coletivos. 

Desta forma, toda a freguesia de Vila do Porto, a mais populosa do concelho, passará a ter recolha de resíduos urbanos porta a porta, quer de resíduos indiferenciados como de recicláveis, deixando de ser utilizada a deposição dos resíduos através de contentores coletivos.  

Segundo a Presidente, presente no arranque das sessões de sensibilização, esta é uma medida que vem no seguimento do trabalho que o Município tem estado a desenvolver no terreno, para uma melhor otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos indiferenciados e seletivos no concelho.

O Executivo Municipal acredita que este é um sistema mais cómodo, mais próximo e sustentável, indo ao encontro de uma política mais eficaz no planeamento e na gestão de resíduos, fazendo com que o Município possa cumprir com o estabelecido no Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA). 

Ao longo do presente ano, foram já desenvolvidas ações junto de grandes produtores de resíduos, assim como melhorado o serviço de recolha de monos, também porta a porta, em todo o concelho. 

A campanha envolve ainda materiais de comunicação como outdoors, mupis, publicidade nos órgãos de comunicação social locais, como forma de chegar ao maior número de munícipes. Uma medida que tem como objetivo promover a informação, a comunicação e a educação ambiental junto dos diversos públicos-alvo.

Esta ação insere-se num projeto mais abrangente e ambicioso de reformulação da forma de gestão dos resíduos no concelho, no âmbito de uma candidatura comunitária ao PO2020, tendo como objetivo a aquisição de viaturas, equipamentos e materiais para a recolha seletiva, possibilitando, desta forma, uma melhor valorização dos resíduos, reduzindo a sua produção e deposição desadequada, assim como o aumento da recolha seletiva na ilha de Santa Maria. 

Share