PRIMEIRAS CHUVAS DE OUTONO – ADOTE MEDIDAS PREVENTIVAS

Quarta, 01 Outubro, 2014 | Fonte: CMVP

No início do período de Outono, geralmente são elevadas as quantidades de lixo depositadas nas embocaduras dos sistemas de águas pluviais. Situação agravada pela queda de folhas de árvores, gerando maiores situações de obstrução. Os detritos vegetais e outros materiais inertes que, durante a estação seca se depositaram ao longo das valetas das vias de comunicação, também contribuem para situações de obstrução dos canais de escoamento.

 

As primeiras chuvas que normalmente ocorrem no Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações destes resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas, etc.), originando acumulação de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação ou mesmo contratempos nos pisos mais baixos de alguns edifícios.

Assim, solicita-se a todos os Munícipes que tomem uma atitude pró-ativa, nomeadamente, assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes, caleiras dos telhados de habitações e outros que julguem pertinentes. Recomenda-se ainda a adoção de algumas medidas de precaução por parte dos proprietários de terrenos, nomeadamente na desobstrução de linhas de água, sobretudo junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento.

Se detetar alguma situação anómala ou para simples esclarecimento de dúvidas, não hesite em contactar o seu Serviço Municipal de Protecção Civil.

Share