PROGRAMA RÁDIO ASAS DO ATLÂNTICO - DIA DOS IRMÃOS

Quarta, 03 Junho, 2015 | Fonte: CMVP

O mês de maio é por si só um mês onde se assinalam algumas celebrações familiares, como o Dia da Mãe e o Dia Internacional da Família. O Município de Vila do Porto tem vindo a assinalar estes dias com inúmeras atividades, numa envolvência com instituições e serviços locais, bem como com a população mariense em geral.

Depois do desafio lançado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas em colaboração com a Confederação Europeia de Famílias Numerosas, o Município de Vila do Porto não quis deixar passar esta causa em branco, pelo que idealizou algumas atividades, acabando por promover o Concurso de Poesia - Dia dos Irmãos e um programa da Rádio Asas do Atlântico, no horário do Bom Dia Açores, no passado dia 29 de maio.

Para o programa na rádio o Município convidou duas munícipes oriundas de famílias numerosas, Ana Maria Costa e Inês Oliveira e os vencedores do Concurso de Poesia - Dia dos Irmãos, Lisete Tavares, Zenália Freitas e Ernesto Nunes (que não esteve presente uma vez que reside em Coimbra).

Numa primeira parte do programa falou-se da crise e do problema da natalidade na atualidade. Constatou-se que a tendência demográfica recente é caraterizada pelo aumento continuado da esperança média de vida, a redução da mortalidade infantil, o aumento da emigração, a queda da fecundidade e o consequente envelhecimento da população.

Segundo dados de 2013 é possível verificar que a Região Autónoma dos Açores é uma das mais jovens do país, sendo a ilha de Santa Maria a quarta ilha do arquipélago com a taxa bruta de natalidade mais elevada em 2011 (por cada mil habitantes nasceram cerca de 9 crianças).

Reconheceu-se que no panorama nacional a questão da natalidade na ilha de Santa Maria não constitui propriamente um problema, mas alertou-se para o facto de poder vir a ser um problema uma vez que a renovação das gerações não está assegurada. Para que este desígnio se concretize, cada mulher em idade fértil (dos 15 aos 49 anos) terá de ter, em média, cerca de 2 filhos. Tanto na Região Autónoma dos Açores como na ilha de Santa Maria estes valores não estão a ser atingidos.

Concluiu-se que se o estado do País não melhorar, especialmente ao nível da estabilidade no emprego, os casais não terão as condições ideais para constituir e alargar a respetiva família. Por outro lado, as regiões mais pequenas irão debater-se com o problema do aumento do envelhecimento, uma vez que não reúnem condições atrativas para a fixação de casais jovens (como é o caso da ilha de Santa Maria).

Depois deste enquadramento, a conversa fluiu entre todos os presentes com uma dinâmica muito rica, destacando-se testemunhos pessoais sobre a vivência numa família numerosa numa época distinta da atual, tendo sido abordadas algumas questões relativas à educação, ao serviço doméstico, à partilha de bens materiais e valores, à infância já distante e a saída de casa dos país para constituir as suas próprias famílias.

No momento final do programa as duas vencedoras puderam recitar o seu poema para os ouvintes, ficando o poema do Ernesto Nunes a cargo da representante do Município no programa.

(Pode ouvir o respetivo programa em https://soundcloud.com/cmvp-2/dia-dos-irmaos-municipio-de-vila-do-porto)

Share