Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Para as zonas balneares são considerados 27 critérios, dos quais 23 são imperativos e abrangem quatro capítulos: I- Informação e Educação Ambiental; II- Qualidade da Água; III- Gestão Ambiental e Equipamentos; IV- Segurança e Serviços.

Em 2020, as 4 zonas balneares do concelho de Vila do Porto, voltam a ostentar o galardão Bandeira Azul:

Zona balnear

Coordenadas

Entidade gestora | Contactos

Anjos Lat. 37° 0' 17.30" N ( 37.004806 )
Long. 25° 9' 27.47" W ( -25.15763)
Município de Vila do Porto
Telef: 296 820 000 | 296 820 153
ambiente@cm-viladoporto.pt
Praia Formosa Lat. 36° 57' 3.74" N ( 36.95104)
Long. 25° 5' 52.33" W ( -25.09787)
São Lourenço Lat. 36° 59' 22.61" N ( 36.989614)
Long. 25° 3' 19.74" W ( -25.055484)
Direção Regional dos Assuntos do Mar
Telef: 292 202 400
info.dram@azores.gov.pt
Maia Lat. 36° 56' 22.31" N ( 36.93953)
Long. 25° 0' 51.12" W ( -25.0142)

Simultaneamente, estas zonas balneares foram galardoadas com a Bandeira “Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que distingue a qualidade da água balnear como excelente, nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019.

Para mais informações sobre o Programa Bandeira Azul consulte o portal http://bandeiraazul.abae.pt/

O Município de Vila do Porto, implementou um conjunto de medidas sanitárias nas zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, em consonância com as regras definidas pela Autoridade de Saúde e com as linhas orientadoras – regime excecional e temporário para a ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia COVID 19, publicado pelo Governo dos Açores através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, encontrando-se as recomendações devidamente afixadas com recurso a sinalética, nos diversos espaços balneares, à entrada das instalações sanitárias e/ou nos equipamentos de utilização de banho.

Realça-se que este é um documento, de aplicação temporária e excecional, pretendendo definir boas práticas e linhas orientadoras de utilização das zonas balneares da Região, durante esta época, permitindo, simultaneamente, minimizar o risco de alastramento da pandemia e a fruição da prática balnear em segurança.

Alerta-se que, para a prática balnear devem ser adotadas por parte dos/as utentes, o cumprimento das seguintes recomendações sanitárias:

Zona Balnear dos Anjos:

- É obrigatório o uso de máscara no interior das instalações sanitárias;
- É obrigatório o uso de máscara, pelo/a utente e acompanhante, para utilização da cadeira anfíbia;
- É obrigatório o uso de calçado no interior das instalações sanitárias e na zona de circulação da piscina;
- O limite máximo de utentes permitido dentro das instalações é de 2 utentes. Todos/as os/as restantes utentes devem aguardar a sua vez no exterior do edifício;
- Não é permitida a utilização de objetos, entre os quais boias, bolas ou outros objetos similares, no interior da piscina;
- Manter o distanciamento físico. A utilização de chapéus de sol ou outros equipamentos semelhantes na área envolvente, por parte dos/as utentes de diferentes grupos, deve respeitar a distância mínima de 3 metros;
- As toalhas de praia, de grupos diferentes, devem respeitar a distância mínima de 1,5 metros;
- Existem dispensadores de gel disponíveis à entrada das instalações, pelo que lave e desinfete as mãos com frequência;
- É recomendável desinfetar o fraldário antes da sua utilização, pelo que existem kits de desinfeção disponíveis para o efeito;
- Respeite as regras de etiqueta respiratória.

 

Zona Balnear da Praia Formosa:

- É obrigatório o uso de máscara no interior das instalações sanitárias;
- É obrigatório o uso de calçado no interior das instalações sanitárias e nos lava pés;
- O limite máximo de utentes permitido dentro das instalações é de 2 utentes. Todos/as os/as restantes utentes devem aguardar a sua vez no exterior do edifício;
- Manter o distanciamento físico. A utilização de chapéus de sol ou outros equipamentos semelhantes na área envolvente, por parte dos/as utentes de diferentes grupos, deve respeitar a distância mínima de 3 metros;
- As toalhas de praia, de grupos diferentes, devem respeitar a distância mínima de 1,5 metros;
- Existem dispensadores de gel disponíveis à entrada das instalações, pelo que lave e desinfete as mãos com frequência;
- É recomendável desinfetar o fraldário antes da sua utilização, pelo que existem kits de desinfeção disponíveis para o efeito;
- Respeite as regras de etiqueta respiratória.
Cada zona balnear galardoada tem nas suas instalações um Painel de Informação e um Código de Conduta que promove as boas práticas na zona balnear.

 

 

Atividades de Educação Ambiental

“De Volta ao Mar com a Atitude de Mudar”

O Município de Vila do Porto, no âmbito da candidatura ao Programa Bandeira Azul 2020 (PBA), tem a sua programação de atividades de educação ambiental definida.

O contexto de pandemia pelo novo coronavírus, que provoca a doença COVID-19, levou a que fossem repensadas todas as iniciativas agendadas no início do ano por forma a se dar continuidade a todo o trabalho de Informação e Educação Ambiental.

A temática anual do PBA para 2020 centra-se no mote “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, visa sensibilizar para a importância do mar e para o bem-estar das pessoas e do Planeta, no sentido em que devemos priorizar o mar, a fim de o protegermos e nos aproximarmos dele para receber os benéficos que tem para nos proporcionar.

A beira mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas este ano, devido à pandemia, não podemos voltar à praia da mesma forma. Este regresso implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual.

Por essa razão, excecionalmente, em 2020, a Associação Bandeira Azul, lança o desafio para que as atividades de educação ambiental, além de refletirem o tema anual “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, possam considerar outros dois temas, nomeadamente: “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti”.

O Programa Bandeira Azul tem o seu auge durante a época balnear, mas é preparado ao longo dos meses anteriores, com o planeamento de atividades em coordenação com as diversas valências do Município de Vila do Porto, permitindo assim alargar a realização das atividades ao longo do ano e consequentemente abranger um público alvo heterógeneo (população em geral, crianças, jovens, utentes de praia; comunidade docente, população sénior e cidadãos/ãs portadores/as de incapacidade física).

Uma das entidades parceiras no desenvolvimento das atividades de educação ambiental, é o Parque Natural de Ilha, contribuindo assim para o aumento da consciencialização em torno das temáticas anuais do Programa Bandeira Azul e para um incremento da participação cívica informada.

Em 2020, o Município de Vila do Porto lança um conjunto de atividades de educação ambientais, sobretudo com recurso às plataformas digitais, passando pelas mensagens de sensibilização estáticas, atividades com participação ativa e participação passiva, e por último, com efeito multiplicador (regime de e-learning).

Para mais informações consulte a calendarização disponível abaixo :

Atividades de Educação Ambiental - 2020

Boletim - Anjos - 04 agosto 2020

Boletim - Anjos - 20 julho 2020

Boletim - Anjos - 06 julho 2020

Boletim - Anjos - 22 junho 2020

Boletim - Anjos - 08 junho 2020

Boletim - Anjos - 06 junho 2019

Boletim - Anjos - 24 junho 2019

Boletim - Anjos - 09 julho 2019

Boletim - Anjos - 29 julho 2019

Boletim - Anjos - 12 agosto 2019

Boletim - Anjos - 26 agosto 2019

Boletim - Praia - 04 agosto 2020

Boletim - Praia - 20 julho 2020

Boletim - Praia - 22 junho 2020

Boletim - Praia - 08 junho 2020

Boletim - Praia - 06 julho 2019

Boletim - Praia - 24 junho 2019

Boletim - Praia - 09 julho 2019

Boletim - Praia - 29 julho 2019

Boletim - Praia - 12 agosto 2019

Boletim - Praia - 26 agosto 2019