Programa Praia Acessível - Praia para todos

O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! teve início em 2004, desenvolvendo-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne atualmente o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e o Turismo de Portugal, I.P.

Com este Programa - que visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, pretende-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Para a atribuição do galardão Praia Acessível a uma zona balnear é necessário que esta respeite um conjunto de regras que são de cumprimento obrigatório, designadamente:
- Percursos pedonais acessíveis na via pública envolvente da zona balnear;
- Percursos acessíveis na zona balnear;
- Escadas e rampas integradas em percursos pedonais acessíveis e seus corrimãos;
- Estacionamento reservado para viaturas particulares que transportem pessoas com deficiência, condicionadas na sua mobilidade e portadoras de cartão de estacionamento;
- Elevadores e plataformas elevatórias integrados em percursos acessíveis;
- Instalações sanitárias adaptadas;
- Acesso ao interior do estabeleicmento de estabelecimentos de praia: bares, restaurantes, etc.;
- Sinalização e orientação sobre acessibilidade.

 

ZONA BALNEAR DOS ANJOS

A Baía dos Anjos, está localizada na freguesia de Vila do Porto, e é uma zona balnear muito procurada pelos turistas no verão e também por diversas espécies de aves migratórias que escolhem o local para descanso e alimentação.

Coordenadas
Lat. 37° 0' 17.30" N ( 37.004806 )
Long. 25° 9' 27.47" W ( -25.15763 )

Em 2019, a zona balnear dos Anjos, continua a ser a única zona balnear a ostentar o Galardão “Praia Acessível, Praia para Todos!” no concelho de Vila do Porto, pois apresenta um conjunto de condições de acessibilidade que permitem às pessoas com dificuldades de locomoção ou com mobilidade condicionada, usufruirem deste espaço balnear, em condições de segurança, conforto, autonomia e independência.

As acessibilidades disponíveis possibilitam o acesso dos utentes aos seguintes serviços, designadamente:
• Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
• Instalações sanitárias adaptadas;
• Rampas que permitem o acesso a todas as áreas de solário, serviço de restauração e piscina;
• Existência de nadador salvador, entre as 11:00 e as 19:00, no decorrer do período da época balnear, ou seja, de 15 de junho a 15 de setembro.
• Acesso à piscina dos Anjos por meio de cadeira elevatória.


Para mais informações contacte:
Município de Vila do Porto | Gabinete de Ambiente
296 820 000 | 296 820 153
ambiente@cm-viladoporto.pt