Recolha indiferenciada de resíduos

É da responsabilidade do Município de Vila do Porto, a recolha e transporte a destino final dos resíduos urbanos produzidos no concelho. De acordo, com o disposto no Decreto Legislativo Regional nº. 29/2011/A, de 16 de novembro, entende-se como resíduo urbano, o resíduo proveniente de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente das habitações e cuja produção diária não exceda 1100 litros ou 250 kg por produtor.

A deposição dos resíduos urbanos é feita em contentores individuais de 50 L, 110 L e 240 L, bem como em contentores coletivos de 800 L. Atualmente, a autarquia promove a entrega de contentores com capacidade de 50, 110 e 240 litros. Os primeiros são entregues à população cuja frequência de recolha de resíduos seja diária, enquanto que os contentores com capacidade de 240 litros são entregues aos estabelecimentos comerciais e à população cuja frequência de recolha é bissemanal ou semanal (ex: caso das zonas rurais). Os contentores com capacidade de 800 L encontram-se distribuidos em zonas com elevada concentração populacional e zonas balneares.

Existem ainda várias papeleiras colocadas ao longo da via pública em Vila do Porto, com maior concentração no centro da Vila, por forma a possibilitar a deposição dos resíduos mais pequenos produzidos na via pública, em pequena quantidade e no dia a dia. A recolha dos resíduos depositados nestas papeleiras é, efetuada pelo município.


ATENÇÃO Antes de depositar os seus resíduos no contentor:
- Acondicione os resíduos em sacos bem atados;
- Deposite os sacos no contentor;
- Feche a tampa do contentor;
- Respeite os dias e horário da recolha de lixo.


Para obter informação relativa à frequência e horário dos circuitos de recolha de resíduos urbanos, na sua freguesia ou zona, consulte o quadro abaixo.


Recolha seletiva de resíduos porta-à-porta - Vila do Porto


Recolha seletiva de resíduos - população

Com o objetivo de diminuir as quantidades de resíduos enviados para aterro sanitário, o Município de Vila do Porto implementou, no final do ano de 2011, a recolha seletiva de resíduos no concelho. Para tal, encontram-se distribuídos na via pública 31 ecopontos para a deposição de embalagens (papel/cartão, vidro, plástico/metal), sendo a respetiva recolha efetuada pela autarquia com uma periodicidade semanal em Vila do Porto e quinzenal nas restantes freguesias.

De salientar, o investimento realizado pelo município na aquisição de novos equipamentos de deposição seletiva para a zona residencial do Aeroporto, e que consistiu na colocação de 6 conjuntos de ecopontos, compostos por 3 contentores com capacidade de 800 litros para a recolha seletiva de resíduos e 1 contentor de 800 litros para a recolha indiferenciada.

É objetivo do município continuar a melhorar o sistema de deposição de resíduos no concelho.

No seguinte mapa pode consultar a localização dos ecopontos na ilha.


Recolha seletiva de resíduos - produtores comerciais

Após a implementação da recolha seletiva por ecopontos, a autarquia lançou o circuito de recolha seletiva porta-a-porta aos produtores comerciais e canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés). Este serviço abrange atualmente as freguesias de Vila do Porto, Almagreira e São Pedro, encontrando-se definidos cerca de 150 pontos de recolha.

Esta iniciativa tem contribuído para o aumento dos quantitativos de resíduos exportados para reciclagem.

A calendarização da recolha seletiva é apresentada no quadro seguinte:

É aconselhável a colocação dos resíduos, 1 hora antes, da passagem regular da viatura de recolha. O circuito normal decorre entre as 08h00 e as 16h00.

Operações de gestão de resíduos valorizáveis

Após a recolha dos resíduos valorizáveis, estes são encaminhados para as instalações provisórias de triagem municipal, localizadas no lugar da Flor da Rosa Alta, junto ao Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia (CAMAC). Os resíduos de papel e cartão são triados e enfardados, com recurso a uma prensa. Os fardos são armazenados no local e, encaminhados diretamente para a Sociedade Ponto Verde em contentores marítimos de 40 pés. O vidro é armazenado num alvéolo e periodicamente enviado também para a Sociedade Ponto Verde em contentores marítimos de 20 pés. No que diz respeito às embalagens de plástico/metal, é feita uma triagem manual para remoção de contaminantes, enfardados e armazenados no local para posterior expedição para a Associação de Municípios da ilha de São Miguel, em contentores marítimos de 20 pés.

Assim, desde a implementação da recolha seletiva de resíduos no concelho, já foram exportados aproximadamente 100 toneladas de resíduos para reciclagem, que contribuíram para economizar energia, poupar matérias-primas e reduzir resíduos para aterro sanitário.


Porque a sua participação é fundamental, contamos com a sua colaboração.

Recolha de resíduos domésticos volumosos fora de uso ("Monos")

A Câmara Municipal de Vila do Porto, disponibiliza a recolha gratuita dos "monos", resíduos provenientes das habitações, que pelo seu volume, forma, dimensões ou outras características, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção, por exemplo, móveis, sofás, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (máquinas de lavar roupa, frigoríficos, televisões), etc.

A recolha de monos procede-se do seguinte modo:
1. O munícipe contacta a autarquia através do número verde 800 205 203 e solicita a recolha do resíduo;
2. O pedido é registado e encaminhado para o serviço responsável pela remoção;
3. A Câmara Municipal contacta o munícipe informando-o do dia da recolha;
4. Cabe aos munícipes acondicionarem o resíduo até ao dia da remoção.

Recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU)

A Câmara Municipal de Vila do Porto em parceria com o Grupo Bensaúde, tem implementado um sistema de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) no concelho, cujo objetivo é encaminhar estes resíduos para reciclagem e produção de Biodiesel, um combustível ecológico e limpo.

A recolha de OAU junto dos grandes produtores comerciais (ex: restaurantes, hotéis, cafés, centro de saúde, escolas e instituições privadas) é totalmente GRATUITA e efetuada pelo Grupo Bensaúde.
No caso da população, os OAU domésticos podem ser depositados diretamente no oleão instalado no centro de receção da JH Ornelas, de 2ª a 6ª feira das 08:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00.

Pequenos Produtores (População):
Antes de se dirigir ao oleão, instalado no centro de recepção da JH Ornelas, deverá respeitar as seguintes regras de deposição dos OAU:

1. O óleo deverá estar livre de impurezas, nomeadamente:
  a)Água;
  a)Sólidos (Ex: comida, papel, outros).

2. Não colocar gorduras sólidas (Ex: banhas, margarinas, outros);

3. Colocar o óleo alimentar, depois de frio, numa embalagem de plástico usada (ex: garrafa ou garrafão de água);

4. Dirigir-se às instalações do centro de receção da JH Ornelas e despejar o seu conteúdo no oleão. Deverá colocar unicamente óleo alimentar no oleão;

5. Após despejar o óleo alimentar no oleão deverá garantir que este fica devidamente fechado;

6. Sempre que possível, reutilize a embalagem de plástico vazia. Caso contrário, a embalagem deverá ser colocada no ecoponto amarelo.


Funcionamento do Sistema Integrado de Recolha de OAU - Grandes Produtores Comerciais:
Os serviços de recolha de OAU aos grandes produtores comerciais contemplam as seguintes etapas:

1. Contacto com o Call Center
O produtor contata o Call Center do Grupo Bensaúde, através da utilização do nº azul – 808 205 500 para iniciar o processo de adesão ao serviço de recolha de OAU.

2. Assinatura do Protocolo e Ativação do Sistema
O produtor é visitado por um técnico do Grupo Bensaúde que realiza a apresentação do sistema e caracterização do produtor. Na mesma visita é celebrado o protocolo e atribuído o código de produtor.

3. Operação de Recolha
Quando for necessária a realização de uma recolha, o produtor contacta o Call Center, através da utilização do nº azul – 808 205 500, identifica-se através da comunicação do seu código de produtor e agenda a recolha do óleo alimentar armazenado. Aquando da recolha, é assegurada a reposição de um novo contentor de recolha de OAU.



Contactos

N.º Verde CMVP: 800 205 203
Poderá entregar directamente os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, no centro de recepção da JH Ornelas.

Centro de Recepção JH Ornelas - Estrada da Birmânia
4ª e 6ª Feira (08:30 às 12:30)
Call Center: 808 205 500