O que é a Protecção Civil?

Protecção civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
Não se esqueça, todos nós somos protecção civil, e esta é uma tarefa de todos e para todos.

Quem é a autoridade municipal de protecção civil?

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto é a autoridade municipal de protecção civil e responsável municipal pela política de protecção civil. O presidente é competente para declarar a situação de alerta de âmbito municipal, presidir a Comissão Municipal de Protecção Civil, dirigir o Serviço Municipal de Protecção Civil e nomear entre outros o Comandante Operacional Municipal.

O que é o PMEPCVP?

O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Vila do Porto é um instrumento de gestão operacional que visa dar resposta a eventuais situações de acidente grave ou catástrofe que possam ocorrer no Município de Vila do Porto.

Para que serve o PMEPCVP?

O PMEPCVP possibilita entre outros aspectos, uma adequada articulação e coordenação entre todos os intervenientes nas operações de emergência, a inventariação de meios e recursos disponíveis no município para fazer face um acidente grave ou catástrofe, a minimização de perdas humanas e materiais assim como a limitação dos efeitos de um acidente grave ou catástrofe restabelecendo o mais rapidamente possível as condições mínimas de normalidade.

Posso consultar o PMEPCVP?

Sim qualquer munícipe pode consultar as componentes não reservadas do PMEPCVP. A versão de consulta pública está disponível no site online do município.

O que é um acidente grave?

Um acidente grave é acontecimento inusitado com efeitos relativamente limitados no tempo e no espaço, susceptível de atingir as pessoas e outros seres vivos, os bens ou o ambiente.

O que é uma catástrofe?

Uma catástrofe é o acidente grave ou a série de acidentes graves susceptíveis de provocarem elevados prejuízos materiais e, eventualmente, vítimas, afectando intensamente as condições de vida e o tecido socioeconómico em áreas ou na totalidade do território nacional.

Que contacto devo utilizar em caso de emergência?

Deve contactar preferencialmente o Número Europeu de Emergência 112 (chamada gratuita), no entanto poderá contactar directamente os Bombeiros Voluntários de Santa Maria através do 296 820 220, ou a Policia de Segurança Pública de Vila do Porto através do 296 820 112, dependentemente da situação.

Como posso estar preparado para uma emergência?

Existem várias formas de o fazer, comece por se informar sobre os riscos existentes na zona onde vive, conheça as medidas de autoprotecção adoptar em função dos diferentes riscos, conheça o plano de emergência do seu local de trabalho, e elabore um plano de emergência para a sua família. Estes são apenas alguns dos conselhos que deverá seguir, lembre-se que na maioria das vezes não é possível prever a ocorrência de uma situação de emergência. A sua cultura de segurança é fundamental para fazer de si um cidadão melhor preparado.

Como posso contactar o Serviço Municipal de Protecção Civil?

Pode contactar o SMPC pessoalmente no edifício do Complexo Desportivo de Santa Maria, ou através do número 296 820 233 ou ainda pelo endereço de correio electrónico smpc@cm-viladoporto.pt.