Executivo Municipal reúne-se com Governo Regional dos Açores

Quarta, 04 Setembro, 2024 | Fonte: CMVP

No âmbito da Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, decorreu hoje uma reunião entre o Executivo Municipal e o Governo Regional dos Açores, nos Paços de Concelho.

Em declarações à comunicação social após a reunião, a Presidente da autarquia salientou que, “de uma forma aberta”, apresentou um conjunto de aspetos que são importantes para a ilha.

Ao nível do Parque Habitacional do Aeroporto, Bárbara Chaves frisou que tem havido uma colaboração entre as duas entidades, destacando que a autarquia já tinha elaborado um estudo prévio que foi entregue e partilhado com o Governo Regional, que poderá servir de base ao projeto global que o governo pretende realizar. Paralelamente, referiu como aspeto importante a assunção por parte do Governo de que, quer o troço de acesso ao Bairro dos Anjos (Brasília), bem como a Rua Praia da Vitória, não são propriedade da Câmara Municipal, não estão registados como património da Câmara e que será o Governo a realizar as intervenções necessárias para a reabilitação do troço.  

A autarca reforçou as questões relacionadas com o setor da água, dando nota da existência de um protocolo com a IROA, SA, com aspetos que não estão a ser cumpridos por parte do Governo, solicitando a sua revisão e adequação às necessidades, por forma a poder manter-se esta parceria.  

A Presidente acrescentou ainda a necessidade de articulação no que diz respeito a questões relacionadas com a orla costeira, nomeadamente ao nível da Laracha, e frisou igualmente a necessidade de apoio do Governo dos Açores para fazer face às várias intervenções decorrentes das intempéries de outubro de 2023.

“Sozinhos não conseguimos fazer face a todos esses investimentos, pelo seu custo avultado que os mesmos acarretam”, salientou a autarca, reiterando a disponibilidade para a celebração de um contrato ARAAL para o efeito.

Bárbara Chaves demonstrou ainda a disponibilidade para trabalhar em conjunto com o Governo Regional, porque o que importe ao Executivo Municipal é “o bem-estar dos marienses”.

Share