Noticias
Município de Vila do Porto dinamiza atividade de plantação de ervas aromáticas intitulada “Cuidar da Natureza é Trazê-la de Volta!”
No âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul 2025, o Município de Vila do Porto dinamizou na manhã do passado sábado, dia 5 de abril, no Mercado Municipal, a atividade intitulada “Cuidar da Natureza é Trazê-la de Volta!”.
A atividade foi realizada pelos Gabinetes de Ambiente e Ação Social, em colaboração com o Grupo de catequistas das freguesias do concelho, tendo por objetivo a plantação de ervas aromáticas em vasos e floreiras, pelas crianças de uma catequese do concelho.
Para a concretização da atividade, foram utilizadas ervas aromáticas como a hortelã (peixe, carne e chá), alecrim, tomilho, salsa, nêveda e arruda, gentilmente recolhidas pelas idosas do Grupo Sénior e composto (fertilizante natural) resultante da valorização dos resíduos orgânicos do concelho, obtido através do Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria.
Segundo a Direção Geral da Saúde, as ervas aromáticas são plantas, geralmente de pequenas dimensões, que apresentam diversas utilizações e propriedades. Devido à sua composição nutricional e funções que desempenham na saúde, as ervas aromáticas são um excelente substituto do sal, conferindo sabores, aromas e cor às refeições. Integradas no padrão de dieta mediterrânea, as ervas aromáticas são muito utilizadas em saladas, sopas, marinadas, carnes, peixes, chás, compotas, entre outros.
A atividade foi um sucesso e permitiu desta forma, consciencializar as crianças para a conservação da natureza e a proteção da biodiversidade; sensibilizar para a importância da utilização das ervas aromáticas na gastronomia ou em infusões; incutir a partilha e troca de ervas aromáticas entre a comunidade em geral, envolver a comunidade na alteração de comportamentos, sobretudo na utilização de produtos locais e caseiros, promover a redução de embalagens descartáveis e o consumo responsável e o respeito pela natureza.
Esta iniciativa encontra-se alinhada com a temática anual do Programa Bandeira Azul “Restauro da Natureza”, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, sobretudo o ODS 3- Boa saúde e Bem-Estar; ODS 4- Educação de qualidade; ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12- Consumo e produção responsáveis; ODS 13- Combate às Alterações Climáticas; ODS 15- Vida sobre a Terra e ODS- 17- Parcerias em Prol das Metas e por último, com a Estratégia para a Educação Ambiental, que tem como eixos principais a descarbonização da sociedade, a promoção de uma economia circular e a valorização do território.
O Município de Vila do Porto informa toda a população que, as ervas aromáticas encontram-se disponíveis no Mercado Municipal quer para utilização por parte da comunidade, ou pela troca de ervas aromáticas.
Esta iniciativa irá contemplar uma outra atividade dedicada à plantação de espécies endémicas no parque urbano do município.