Noticias
Ação de capacitação no âmbito de um projeto piloto de prevenção de doenças na vinha
O Município de Vila do Porto levou a cabo uma ação de formação técnica sobre a Capacitação para o Uso de Dados para Gestão da Fitossanidade e Rega da Vinha e da Meloa.
Esta ação está enquadrada num projeto piloto que a autarquia está a implementar e que consiste na instalação de um protótipo para monitorização climática para prevenção de doenças na vinha em Santa Maria.
Presente na sessão, a Presidente do Município explicou que o município avançou com este investimento por considerar uma ferramenta importante para o desenvolvimento da atividade vitivinícola de Santa Maria.
Bárbara Chaves enalteceu a presença dos agricultores e técnicos na sessão, uma vez que serão os principais beneficiários deste instrumento que permite fornecer dados reais e alertas de risco de doenças na vinha, nomeadamente míldio e oídio.
A autarquia é a responsável pelo projeto que está a ser implementado pelo AirCentre - Atlantic International Research Centre e pelo SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, entidade esta que procedeu à ação de capacitação em Santa Maria, tendo já instalado o primeiro equipamento em São Lourenço, enquanto uma das zonas de monitorização.
A autarca salientou ainda que a AgromarienseCoop será parceira do projeto, participando nas diversas ações a realizar.