ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2017

Quarta, 29 Novembro, 2017 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto lançou este ano o projeto do Orçamento Participativo Municipal (OPM) e Jovem (OPJ) (âmbito municipal e escolar), dando a possibilidade  aos munícipes de identificarem problemas e necessidades locais e apresentarem propostas concretas para a melhoria do bem-estar geral, sendo estas propostas presentes a discussão pública e, posteriormente, englobadas no orçamento público municipal.

Relativamente ao Orçamento Participativo Municipal, que abrange munícipes com idade igual ou superior a 18 anos, foram entregues 5 propostas sendo posteriormente 3 destas propostas submetidas a votação  depois de serem colocadas ao parecer da Comissão Técnica de Análise. 

Quanto ao Orçamento Participativo Jovem, jovens dos 12 aos 30 anos, foram submetidas 3 propostas, que depois de serem submetidas à Comissão Técnica de Análise foram enquadradas uma no âmbito escolar e duas no âmbito municipal.

No dia 31 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila do Porto, deu-se a apresentação pública dos vencedores do OPM pelo Vice-Presidente Ezequiel Araújo, tendo este enaltecido toda a proatividade e participação cívica por parte dos marienses. As propostas vencedoras foram Skate&Bike Park de Santa Maria, com 114 votos, e Estações Self-Service para Manutenção de Bicicletas, com 26 pontos.

No dia 28 de novembro, depois de se ter procedido à votação do OPJ no Conselho Municipal da Juventude realizado a 16 de novembro, deu-se a apresentação pública do OPJ na Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA) pela Vereadora Leonor Batista e pelo Vereador Ricardo Sousa. A proposta vencedora do OPJ na vertente escolar foi o projeto apresentado pela Associação de Estudantes da EBSSMA e a proposta vencedora do OPJ na vertente municipal foi a apresentada pela Associação de Estudantes da EBSSMA em conjunto com alguns jovens da Bolsa de Voluntariado do Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia.

Nesta sessão foi dada a possibilidade dos vencedores apresentarem aos presentes as suas propostas.

Estando encerrados estes processos, o Município de Vila do Porto, conforme o que consta no Regulamento, irá proceder a um momento reflexivo e avaliativo de todo o processo do OPM e OPJ para que seja melhorado o novo ciclo participativo de 2018.

O Município de Vila do Porto irá pugnar pela continuação deste projeto sempre num patamar de excelência, por forma a permitir uma participação cívica informada, ativa e construtiva. 

 

Share