MUNICIPIO DE VILA DO PORTO ASSINALA DIA MUNDIAL PARA A CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

Terça, 03 Abril, 2018 | Fonte: CMVP

O dia 2 de abril foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo. Assinala-se em 2018 cerca de 11 anos desde a primeira comemoração, sendo este dia utilizado para chamar a atenção sobre esta perturbação do desenvolvimento, muitas vezes não compreendida pela sociedade. O Município de Vila do Porto, respondendo ao desafio da Federação Portuguesa de Autismo (FPDA), promoveu algumas iniciativas que visaram assinalar este dia na ilha de Santa Maria.

Pelas 19h00 promoveu-se uma ação de sensibilização sobre o autismo na sala polivalente D. Ximenes Belo. A oradora convidada foi a Dra. Carolina Benjamim Ferreira, Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, com grau de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Açores. 

A trabalhar na área das perturbações do neuro desenvolvimento e do espetro do autismo desde 2005, a oradora desconstruiu de forma simples e clara esta perturbação do desenvolvimento às cerca de três dezenas de participantes, dos quais constavam profissionais de várias áreas académicas, familiares de crianças com autismo ou curiosos/as sobre o tema. Houve, ainda, lugar para dar conhecimento do trabalho, objetivos e missão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores, bem como para a partilha de opiniões e dúvidas entre o público e a oradora.

Por forma a divulgar o tema por mais marienses, foi realizado no período da manhã uma entrevista na rádio Asas do Atlântico, no espaço Santa Maria é Notícia, com a Dra. Carolina Benjamim Ferreira, que poderá ouvir através deste link: https://www.4shared.com/mp3/nJzEZk2Wca/Santa_Maria__Noticia_Autismo_S.html?

 O Município reconhece que iniciativas deste género são importantes para promover um maior entendimento da comunidade sobre questões complexas, como é o caso do Autismo, uma perturbação de desenvolvimento muito falada, mas que por vezes não é compreendida na sua essência.

Paralelamente, no âmbito da Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue), a praça do Mercado Municipal ficou iluminado com uma luz azul durante a noite de 2 de abril, uma forma simbólica de assinalar a causa. O Município agradece a todas as Juntas de Freguesia da ilha que aceitaram o desafio de colocar uma luz azul durante a noite de 2 de abril nos seus edifícios, bem como a todos/as os/as que contribuíram para que estas atividades fossem possíveis.

 

Share