TRAIL DAS VINDIMAS APRESENTADO OFICIALMENTE

Segunda, 18 Junho, 2018 | Fonte: CMVP

Decorreu hoje, 18 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação oficial para a comunicação social, entidades locais, parceiros/as oficiais, atletas marienses da modalidade e comunidade em geral do Explore Santa Maria Trail Run – Trail das Vindimas. Esta esteve a cargo do Presidente do Município de Vila do Porto, Carlos Rodrigues e do diretor de prova, Prof. Henrique Melo.

Carlos Rodrigues, no seu discurso evidenciou a enorme atividade desportiva que existe na ilha de Santa Maria, quer ao nível das entidades locais, das quais o Município apoio logística e financeiramente, quer ao nível do próprio Município que tem a sua própria programação e projetos desportivos inovadores e únicos.

Quando à organização deste evento, Carlos Rodrigues reforçou que se pretende ir um pouco mais além do que se tem vindo a organizar, sempre com a consciência de que eventos com esta magnitude devem ser realizados em épocas baixas no que diz respeito à dinamização de eventos na ilha. Identificou ainda o papel importante que as parcerias assumem no contexto atual, no sentido de se elevar a prova com a ajuda de todos/as.

Henrique Melo, diretor da prova, realçou que o objetivo deste evento de trail não é substituir nenhuma prova que já exista em Santa Maria, no entanto devido ao crescimento que a modalidade tem alcançado constituiu objetivo proporcionar mais um momento competitivo e de lazer para que os/as atletas locais. Referiu, ainda, que é objetivo elevar a prova a um nível regional, permitindo que os clubes e atletas da Região possam participar. 

O nome da prova “Trail das Vindimas” justifica-se pelo facto das datas apontadas para a sua realização serem também as datas em que se faziam as tradicionais vindimas nos lugares da Maia, São Lourenço e Anjos, locais estes por onde passará uma parte do percurso da prova. 

Relativamente à caracterização da prova, esta assume-se pelo seu carater inovador na ilha dado que será repartida em dois dias e com duas etapas diferentes totalizando os 50 km de extensão, com a particularidade dos/as atletas competirem individualmente ou em equipas de dois elementos. Toda a logística do evento será concentrada no Parque de Campismo da Praia Formosa, freguesia de Almagreira, cujo objetivo é criar um trail camp onde os/as participantes possam pernoitar entre etapas criando assim condições para um ambiente de festa e convívio à volta do evento.

Foi ainda apresentado o site oficial da prova http://www.santamariatrailrun.com onde irão constar todas as informações importantes desta, bem como a rede social facebook, https://www.facebook.com/exploresantamariatrailrun/, que será um importante meio de promoção do evento.

As inscrições para a prova iniciam-se durante o dia de amanhã e prologam-se até ao dia 15 de agosto.

Todas as informações estão disponíveis no site oficial da prova http://www.santamariatrailrun.com.

Share