MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO LIDERA TRABALHO DE VALORIZAÇÃO E REABILITAÇÃO DAS VINHAS E PAISAGENS VINHATEIRAS

Terça, 09 Outubro, 2018 | Fonte: CMVP

A Sala Polivalente D. Ximenes Belo, da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, recebeu ontem à noite o Encontro-Debate sobre a Valorização e Reabilitação das Vinhas e Paisagens Vinhateiras de Santa Maria, onde estiveram presentes cerca de uma centena de proprietários/as, produtores/as e curiosos/as sobre a temática.

Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, após os cumprimentos iniciais, agradeceu a forte adesão do público mariense realçando que “este é um processo que trará benefícios para a ilha e que só trabalhando em harmonia se conseguirá suceder”. Salientou ainda que este é apenas “o pontapé de saída” para um assunto que já se fala há vários anos: o potencial que as vinhas da Maia e São Lourenço representam.

O Professor David Jacques, especialista internacional em proteção de paisagens património e representante da UNESCO, pronunciou-se sobre quais os critérios exigidos para que uma paisagem seja considerada Património Mundial. Realçou que a UNESCO define padrões altos no que concerne ao desenvolvimento do turismo, e um país que pretenda submeter uma paisagem a património mundial, precisa mostrar que tem medidas efetivas da proteção da paisagem. Acrescentou ainda que para que uma paisagem seja considerada património mundial, é necessário que atinja diversos critérios tais como autenticidade, integridade e gestão, pois a UNESCO precisa garantir que existe um programa efetivo de gestão que protegerá a importância do local no futuro. Terminou o seu discurso dizendo que teve oportunidade de conhecer as vinhas da Maia e São Lourenço e que as suas características de encostas íngremes com escadas são bastante incomuns, mas igualmente impressionantes como as da ilha do Pico. 

A Professora Isabel Albergaria, da Universidade dos Açores, enunciou essencialmente momentos históricos da paisagem vinhateira de Santa Maria, referindo que é necessário fazer um recuo histórico para se compreender o legado deixado. Numa comparação da paisagem vinhateira entre 1950 e 2018, foi percetível que o caráter dos currais de vinha se foi perdendo ao longo dos anos, no entanto referiu que este é um aspeto que pode ser melhorado através da recuperação e manutenção. 

A Eng. Joana Borges Coutinho da Sustain Azores, apresentou possíveis estratégias colaborativas que assegurarão a sustentabilidade da paisagem e da produção vitivinícola na ilha. 

O evento culminou com a intervenção do público que teve oportunidade de se expressar, demonstrando sempre o interesse e importância que esta temática representa para a ilha.

 

Share