Vivências do antigamente recordadas no primeiro dia das Festas 15 de agosto

Segunda, 12 Agosto, 2019 | Fonte: CMVP

As Festas Municipais em honra de Nossa Senhora da Assunção, iniciaram-se ontem, dia 11 de agosto com a realização de diversas atividades de cariz cultural, desportivo e musical.

A primeira atividade desenvolvida foi assim o Passeio Pedestre pelo Roteiro do Aeroporto de Santa Maria, uma organização da Associação LPAZ, que deu a conhecer a todos os/as participantes o património histórico da zona envolvente do Aeroporto de Santa Maria, desde o tempo da construção da Base Aérea Americana até ao presente.

A nível desportivo realizou-se mais uma prova de Triatlo, organizada pelo Paraíso Radical, cuja partida se deu na Praia Formosa e chegada ao Jardim Municipal e na caixa de areia do Clube Ana decorreu o Voleibol de Praia 3 x 3 misto, uma organização da Associação de Voleibol.

O ponto alto deste primeiro dia de festa incidiu na realização do Desfile Etnográfico que recordou, pelo segundo ano consecutivo, diversas vivências do antigamente que desfilaram pelas ruas de Vila do Porto. 

Foram assim construídos 19 quadros temáticos, apresentados pela Associação Salvaterra, pela ARCOA, pela Junta de Freguesia de Vila do Porto, pela Junta de Freguesia de Almagreira, pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara, pela Junta de Freguesia de São Pedro, pela Casa do Povo de Almagreira, pelo Clube Motard de Santa Maria e pelo Município de Vila do Porto que tentaram retratar aquilo que existiu outrora na nossa ilha. O desfile iniciou com a dança itinerante do Rancho Folclórico de Almagreira e seguiu com a escola antiga, as brincadeiras tradicionais, a mercearia antiga, o moinho de vento, a moagem, a panificação, os vendedores de pão, leite e queijo fresco, os pescadores e agricultores, o carro de bois, as vindimas, o ciclo da lã e as fiadeira, a costureiras, as lavadeiras e água da fonte, a viola da terra e as colheres de pau, a elaboração de utensílios em madeira e fechaduras antigas, o espírito santo, as charretes e as motas antigas.

A realização deste desfile só foi possível através do empenho e disponibilidade de muitas pessoas e entidades que construíram os carros alegóricos, que emprestaram utensílios e trajes característicos de épocas antigas e que se empenharam para que as temáticas fossem retratadas com o máximo de veracidade possível.

Nos claustros superiores da Câmara Municipal, decorreu ainda a Inauguração das Exposições de Victor Silveira intitulada “As Minhas Pinceladas” e de Raúl Sousa intitulada “A Festa dos Tabuleiros em Tomar”, disponíveis para visitação durante todos os dias das Festas 15 de Agosto.

A noite encerrou com o concerto da banda portuguesa “Senza”, vindo do Porto e que nos trouxe sons calmos para o final da noite do primeiro dia.

Share