Santa Maria recebeu III Congresso Internacional “A República no Pós-Guerra: os Açores, centralidade e comunicações no Atlântico Norte”

Segunda, 21 Outubro, 2019 | Fonte: CMVP

Santa Maria recebeu a 18 e 19 de outubro (sexta-feira e sábado) o III Congresso Internacional “A República no Pós-Guerra: os Açores, centralidade e comunicações no Atlântico Norte”.

O evento iniciou-se no dia 18 com a inauguração da exposição “A República no Pós-Guerra: Os Açores, centralidade e comunicações no Atlântico Norte”, patente na Biblioteca Municipal de Vila do Porto. A apresentação da exposição ficou a cargo do Doutor Sérgio Rezendes, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e responsável pela organização de todo o evento.

Da Biblioteca Municipal, seguiu-se para o Museu de Vila do Porto – Pólo de Vila do Porto, onde se procedeu à cerimónia de abertura do Congresso. Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, enalteceu a escolha de Santa Maria para a realização de mais um evento desta envergadura, desejando a todos/as os/as oradores/as a melhor das experiências na ilha.

Durante o Congresso foi lançada uma obra “A Grande Guerra e os Açores – da estratégia naval à pneumónica”, coordenada por Ana Paula Pires, Rita Nunes e Sérgio Rezendes, obra oferecida à Biblioteca Municipal de Vila do Porto, e foi feito o pré-lançamento das obras “A II Guerra Mundial nos Açores” e “Depósito de Concentrados Alemães na ilha Terceira”, ambas de Sérgio Rezendes.

No encerramento do Congresso, Leonor Batista, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Porto, realçou a importância da exposição que foi inaugurada na Biblioteca Municipal, cujo Município é detentor, pelo facto de já ser cobiçada por outras entidades regionais, as quais terão oportunidade de a receber brevemente. Reforçou, também, a importância e mais-valia das duas Associações que se dedicam à investigação histórica e cultural da nossa ilha, cada qual no seu âmbito e campo de atuação, a LPAZ – Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria e da Associação de Investigação e Divulgação da História da Ilha de Gonçalo Velho, bem como de todas as entidades que dentro dos seus âmbitos de atuação promovem iniciativas culturais e históricas que permitem o fácil acesso da informação à população local.

A noite de 18 de outubro terminou com a visualização do documentário “Santa Maria Connetion” no Clube Ana de Santa Maria.

A programação do dia 19 de outubro consistiu numa visita guiada por Paulo Ramalho, com passagem pelos pontos de maior interesse de Santa Maria, permitindo a toda a comitiva e população em geral o conhecimento in loco da natureza, paisagens, história, património e cultura da ilha de Santa Maria.

O Município de Vila do Porto congratula toda a organização do evento, a qual soube mobilizar parcerias importantes em torno de um objetivo em comum, valorizando as potencialidades de Santa Maria e as suas Associações.

 

Share