Município de Vila do Porto associa-se ao projeto “O Último Oleiro da Vila”

Quinta, 06 Maio, 2021 | Fonte: CMVP

No Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, através do seu Museu Municipal, apresentará o filme: “O Último Oleiro da Vila”.

Este filme retrata a história da tradicional “Louça da Vila”, desde da origem da matéria-prima até ao seu papel fundamental no quotidiano do povo micaelense. É ainda retratado o processo de manufatura deste importante património cultural de Vila Franca do Campo, sendo que a ilha de Santa Maria, através das suas argilas, teve um papel fundamental, mostrando uma simbiose entre as duas “vilas irmãs”. 

No filme poderão ser vistas várias entrevistas e documentos sobre a Olaria de Vila Franca do Campo, sendo que alguns desses testemunhos foram realizados na ilha de Santa Maria, nomeadamente, ao professor José Melo, ao Sr. Francisco Pacheco e à Sra. Inês Bairos.

Este projeto foi realizado pelo Museu Municipal de Vila Franca do Campo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto, sendo que numa primeira fase consistiu numa investigação sobre o barro. 

O Município de Vila do Porto vê este projeto como uma forma de salvaguardar este importante património cultural, comum a ambas as vilas.

O vídeo foi realizado e concebido por Telma Silva, enquanto diretora do Museu Municipal de Vila Franca do Campo. 

Poderá assistir online ao lançamento deste documentário, através da página do Facebook Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, no dia 18 de maio (terça-feira) a partir das 18:00 e será depois também disponibilizado pelo Município de Vila do Porto.

Share