Presidente do Município sublinha importância de conciliar usos e interesses ambientais e económicos para uma boa gestão dos oceanos

Terça, 31 Janeiro, 2023 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto sublinhou a importância da preservação do meio marinho, das espécies e da preservação da qualidade ambiental, através de uma “compatibilização de usos”, por forma a que todos possam usufruir dos recursos, mas mantendo a biodiversidade e respeitando todos os intervenientes: profissionais da pesca, empresas de turismo, pescadores lúdicos e população em geral.

Bárbara Chaves falava na abertura da sessão pública do processo de revisão da rede das Áreas Marinhas Protegidas Costeiras dos Açores, que se iniciou na ilha de Santa Maria.

Na ocasião, a autarca demonstrou que “a Câmara Municipal está e estará disponível para colaborar no que lhe for possível, contribuindo em tudo o que estiver ao seu alcance, participando também nas sessões neste projeto”.

Com enfoque na ilha de Santa Maria, a Presidente salientou que, desde 2010, através de um trabalho entre vários intervenientes no meio marinho e Governo dos Açores, “foi possível a criação de áreas marinhas protegidas, de reduzida dimensão e, inicialmente, com uma gestão muito simples e muito partilhada”.

“Atualmente, passados mais de 12 anos, é hora de serem revistas, repensada a forma de gestão, sentando, novamente, os vários intervenientes para que possam continuar a constituir-se como mais valias quer como salvaguarda de ecossistemas, como polos dinamizadores, também, da economia local”, acrescentou.

Para Bárbara Chaves, a realização de ações de participação pública releva o nível da envolvência de cada cidadão no processo de sensibilização ambiental, tornando-se mais consciente, mais interessado e interveniente no meio em que se insere. 

“O próprio processo participativo fica mais rico e mais solido quando a participação do cidadão é mais evidente”, frisou, dando nota de que a sessão aberta ao público “se constitui uma mais valia para os objetivos sejam alcançados”.

A Presidente sublinhou ainda que “tratar os nossos Oceanos, tratar do nosso Mar, gerir bem as áreas sob a nossa gestão, é fundamental nessa ótica”, sendo que “cuidar do que é nosso, é contribuir para todo o Planeta”.

Share