TARDE DIFERENTE

Sexta, 05 Dezembro, 2014 | Fonte: CMVP

A comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência está relacionada com o lançamento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pela Organização Mundial das Nações Unidas em 1998. O objetivo principal passa por promover uma maior compreensão dos assuntos ligados á deficiência e a uma maior mobilização da sociedade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar.

Á semelhança dos anos anteriores, o Município de Vila do Porto alia-se às comemorações deste dia, desta vez em parceria com a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com o desenvolvimento de diversas ações no âmbito da atividade SEMANA DA DIFERENÇA. 

Desta forma, a turma do 12.º D (Curso Profissional de Técnico de Apoio á Gestão Desportiva nível VI) foi desafiada a planear e desenvolver atividades desportivas/inclusivas com os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, bem como a percorrer de forma organizada um roteiro de estabelecimentos, serviços e espaços públicos na condição de invisuais e de paraplégicos.

Nesta última, realizada no período da tarde do dia 3 de dezembro, os alunos do 12.º D foram acompanhados por uma turma do 11.º C (Curso Profissional de Técnico de Gestão, NÍVEL IV), que ficaram responsáveis pelas filmagens da atividade (sendo estas objecto de trabalho na disciplina de Área de Integração), e por um professor e/ou técnico da Câmara Municipal de Vila do Porto. 

Apesar do aluno com uma dificuldade (invisual ou paraplégico) estar acompanhado, a ideia era de este percorrer o roteiro com a máxima independência e o mínimo de ajuda possível. Só desta forma é que se consegue perceber os reais obstáculos que existem ao nível das acessibilidades. Apenas foi dado ajuda nos casos em que era impossível a entrada nos estabelecimentos (degraus) ou na passagem em passadeiras (onde não existe o rebaixamento dos passeios).

Os sete roteiros que foram realizados abarcaram uma área geográfica considerável da freguesia de Vila do Porto, sendo os mais distantes os que iniciaram em Santo Antão e os que contemplaram a passagem pelo Cais de Vila do Porto.

Mais do que uma acção de sensibilização, esta atividade pretendeu ser uma acção educativa para a comunidade em geral que muitas vezes não sabe as reais dificuldades que uma pessoa com mobilidade condicionada ou invisual sente ao fazer as suas atividades de vida diárias.

Share