8ª SEMANA DOS RESÍDUOS DOS AÇORES | AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Quarta, 15 Novembro, 2017 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto associou-se novamente às comemorações da 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida pelo terceiro ano consecutivo na 9.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, cuja iniciativa é da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo através da Direção Regional do Ambiente.

Assim, entre 18 e 26 de novembro, foram realizadas pelo Gabinete de Ambiente, ações de sensibilização dedicadas à prevenção e gestão de resíduos, tendo como temática “Reutilizar & Reparar: Dá uma nova vida!”.

Lançou-se a primeira edição da campanha de “Monos- Usado, Recuperado e Doado”, cujo objetivo é garantir a recuperação de móveis usados (ex: cómodas, mesas, cadeiras, secretárias em madeira), provenientes do serviço de recolha gratuita de monos à população, possibilitando a sua recuperação, a fim de ajudar quem mais necessite. Pretende-se que esta campanha perdure por mais alguns meses.

Em parceria com a Resiaçores, foi realizada a segunda edição do “Open Day do Centro de Processamento de Resíduos", complementada este ano com a realização de um workshop de reutilização de resíduos na sala de receção de visitas do Centro de Processamento. Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer à população em geral, o modo de funcionamento desta instalação, bem como esclarecer dúvidas sobre a separação seletiva de resíduos. Em relação ao workshop, os participantes aprenderam a elaborar objetos decorativos e um doseador de ração, a partir da reutilização de resíduos (garrafas e garrafões de plástico, CD´s e latas de alumínio).

Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia realizou-se, no dia 20 de novembro, um workshop de Reciclagem Criativa na Biblioteca Municipal direcionado às crianças do ATL, entre os 6 e os 10 anos, permitindo assim a elaboração de enfeites alusivos à quadra natalícia a partir de materiais usados, como por exemplo cápsulas de café, jornais, rolos de papel higiénico.

 

Share