8ª SEMANA DOS RESÍDUOS DOS AÇORES | AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Quarta, 15 Novembro, 2017 | Fonte: CMVP

A convite da Direção Regional do Ambiente o Município de Vila do Porto, associou-se novamente às comemorações da 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores inserida, pelo terceiro ano consecutivo, na 9.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Assim, entre 18 e 26 de novembro, foram realizadas várias ações de sensibilização dedicadas à prevenção e gestão de resíduos, tendo como temática “Reutilizar & Reparar: Dá uma nova vida!”.

Lançou-se a primeira edição da campanha de “Monos - Usado, Recuperado e Doado” cujo objetivo consistiu na recuperação de móveis usados, tais como, cómodas, mesas, cadeiras, secretárias em madeira, provenientes do serviço de recolha gratuita de monos à população, com a finalidade de ajudar quem mais necessite. 

Em parceria com a Resiaçores, foi realizada a segunda edição do “Open Day do Centro de Processamento de Resíduos” complementada, este ano, com a realização de um workshop de reutilização de resíduos na sala de receção de visitas do Centro de Processamento. Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer à população em geral o modo de funcionamento da instalação, bem como, esclarecer dúvidas sobre a separação seletiva de resíduos. Em relação ao workshop, os participantes aprenderam a elaborar objetos decorativos e um doseador de ração, feitos a partir da reutilização de garrafas e garrafões de plástico, CD´s e latas de alumínio.

No dia 20 de novembro realizou-se um Workshop de Reciclagem Criativa, na Biblioteca Municipal, direcionado às crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia, entre os 6 e os 10 anos, permitindo assim a elaboração de enfeites alusivos à quadra natalícia a partir de materiais usados, como por exemplo, cápsulas de café, jornais, rolos de papel higiénico.

Entre 21 e 23 de novembro, foram realizados diversos workshops de reutilização com o Grupo Sénior de Santa Maria. A atividade contou com 27 participantes e do produto final constaram blocos de notas feitos com reaproveitamento de pedaços de cartolina, porta-chaves em madeira, porta lápis feitos com disquetes e latas forradas com tecidos de roupas que já não eram usadas.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, dinamizou no dia 24 de novembro, a peça de teatro o “Kiko e a Mão” na Biblioteca Municipal, ensinando às cerca de 45 crianças a regra do ''Aqui ninguém toca". Esta atividade teve como objetivo ensinar as crianças a não serem alvo de toques físicos abusivos, e simultaneamente promover a sensibilização das mesmas, para a reciclagem, mostrando que os fantoches feitos a partir da reutilização de têxteis, podem ser tão práticos e impactantes quanto os originais. 

Por último, o Centro Humanitário de Santa Maria da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolveu, durante 1 a 26 de novembro, uma campanha de recolha de têxteis em todos os jogos realizados na ilha durante esse período. Esta atividade foi realizada em parceria com o Serviço de Desporto da Ilha de Santa Maria. Para o efeito, encontravam-se disponíveis quatro pontos de recolha distribuídos pelos pavilhões desportivos da ilha. A campanha conseguiu angariar 300 quilos de vestuário, calçado e brinquedos que serão, depois da higienização devida, entregues a famílias desfavorecidas do conhecimento do CHSMA.

Share