Monitorizações de Controlo Integrado de Roedores mostram diminuição de roedores nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro e Almagreira

Segunda, 27 Maio, 2019 | Fonte: CMVP

As monotorizações de controlo integrado de roedores mostram que as populações de ratos diminuíram consideravelmente nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro e Almagreira.

Estas monotorizações, realizadas quinzenalmente em parceria com todas as Juntas de Freguesia, tem por objetivo verificar o consumo de rodenticida, a fim de avaliar o controlo das densidades das populações de ratos, nas áreas urbanas. O tratamento de dados é dividido por duas fases, ambas fases tiveram três monitorizações para proceder à comparação de dados.

Fora do comportamento generalizado às restantes freguesias, Vila do Porto apresentou um aumento do consumo de rodenticida a partir do mês de maio, que poderá estar relacionado com o facto da população de ratos estar a deslocar-se para as zonas de costa com o aumento da temperatura. Em Santo Espírito, que ainda não iniciou a 2.ª fase dos trabalhos de monotorização por razões alheias à Junta de Freguesia, pode-se já verificar uma tendência de aumento do consumo nas suas zonas de costa.

No geral, verifica-se que nas últimas monitorizações que englobam o mês de abril e maio, a zona de costa apresenta valores de consumo de rodenticida elevados, seguindo-se as zonas intermédias, que são as zonas com maior densidade populacional.

Após verificação dos dados e das várias situações no campo, concluímos que sempre que existe movimentação de terras, obras ou limpeza de material vegetal, o consumo de rodenticida aumenta nas estações adjacentes aos locais que sofreram intervenções, bem como nos espaços com vegetação densa ou junto aos muros de pedra solta e pastos.

Nas zonas em que não há detritos ou resíduos espalhados e apresentam-se limpos, não há consumo de rodenticida assim como em zonas em que há a presença de gatos livres.

Sabendo que, em março foi o período em que se iniciou a reprodução dos roedores, os primeiros indivíduos já apresentam sinais de saídas, a afluência destes novos indivíduos às estações rateiras será maior ou menor conforme os nossos hábitos de higiene.

Desta forma, apela-se que:

- Não sejam deixados restos de alimentos e ração de animais domésticos desprovidos de acondicionamento (principalmente à noite);

- O lixo seja acondicionado e colocado nos respetivos contentores;

- Cada cidadão/ã coloque rodenticida à volta das suas propriedades junto aos muros preferencialmente em estações rateiras ou debaixo de telhas ou dentro de tubos largos de PVC (presos ao local);

- Os pátios ao redor das casas estejam limpos;

- Não sejam deixados material vegetal ou madeiras amontoadas junto a espaços habitados.

O verão é propício à saída e propagação de roedores, para que não ocorram novas infestações será necessário um trabalho conjunto de todos/as, quer das entidades competentes, quer de cada cidadão/ã.

Share