Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto reúne com Presidente do Governo Regional dos Açores no âmbito da visita estatutária à Ilha de Santa Maria

Terça, 03 Março, 2020 | Fonte: CMVP

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, reuniu ontem, dia 2 de março, com o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, no âmbito da Visita Estatutária do Governo Regional dos Açores (GRA) a Santa Maria, que se iniciou ontem, dia 2, e termina no próximo dia 4 de março.

Carlos Rodrigues aproveitou o momento para questionar e obter informações relativas a assuntos que preocupam os/as marienses, desde o serviço público prestado pela SATA, as potencialidades de negócio na área da aviação, a evolução do projeto SPACEPORT, os fundos comunitários relacionados com o programa PIRUS, bem como propor e reforçar parcerias colaborativas que poderão vir ou que tem vindo a ser construídas entre o Município e alguns serviços locais do GRA.

Relativamente ao serviço público da SATA, o Presidente da Câmara solicitou a interferência do Presidente do GRA junto da companhia no sentido de melhorar o horário de inverno dos voos para Santa Maria, com a devida reposição do voo da quarta-feira de manhã e a alteração para as 19:00 do voo de sexta-feira. A reposição desta situação seria uma forma de melhorar os acessos aéreos aos/às marienses e a quem procura Santa Maria para lazer, a qual Carlos Rodrigues acredita que poderá ser desenvolvida através da nova dinâmica que se espera que venha a ser imposta pelo novo Conselho de Administração da SATA.

Paralelamente, Carlos Rodrigues reforçou as várias potencialidades de negócio no ramo da aviação, uma vez que Santa Maria é a única ilha dos Açores que dispõe de todas as condições necessárias para a implementação de novas ideias nesta área, visto possuir infraestruturas que precisam de uma maior utilização e rentabilização, de que é exemplo as pistas, hangares e um centro de treinos especializado. Exemplos possíveis seriam a manutenção de pequenas aeronaves e a assistência técnica especializada, atendendo ao constante crescimento das escalas técnicas.

Questionou, também, sobre a evolução do projeto do SPACEPORT, ao qual não foi obtida nenhuma novidade sobre o andamento do seu processo.

Sobre o programa PIRUS - Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável, Carlos Rodrigues solicitou uma maior atenção do Presidente do GRA no sentido de o dotar com fundos comunitários, ao qual lhe foi respondido que as normas vêm da União Europeia e que em nada poderia ajudar nesta demanda.

Foi ainda proposto por Carlos Rodrigues que, atendendo ao ótimo desempenho dos Serviços Florestais de Santa Maria na pavimentação de alguns caminhos agrícolas, fosse analisada a possibilidade de criação de parcerias entre o Município de Vila do Porto e a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas por forma a colmatar algumas dificuldades que existem ao nível de pavimentação de caminhos em Santa Maria.

Por último, Carlos Rodrigues transmitiu todos os passos que têm sido dados até ao momento, em parceria com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, no âmbito da recuperação da paisagem vitivinícola em Santa Maria, desde a limpeza, à recuperação de muros, às candidaturas ao apoio VITIS, ao Enoturismo e à internacionalização do projeto, conseguida com a integração no projeto da UNESCO - RURITAGE. Falou ainda sobre os próximos projetos neste âmbito, isto é, na possibilidade de investimento em equipamentos de vinificação; na possibilidade de trabalhar com a Cooperativa para que se estimulem parcerias que reforcem o seu papel junto dos produtores vitivinícolas; a possibilidade de trazer do exterior soluções para o transporte da uva atendendo ao relevo das baias, sempre numa lógica de parceria com várias entidades regionais, nacionais e internacionais.

O primeiro dia da visita estatutária do GRA a Santa Maria culminou com a realização do Conselho de Ilha, cujo memorando se pode consultar abaixo.

Share