Município de Vila do Porto faz balanço positivo das comemorações do Mês Municipal para a Igualdade 2021

Quarta, 03 Novembro, 2021 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto assinalou durante o mês de outubro o Mês Municipal para a Igualdade com um conjunto de iniciativas distintas.

Durante todo o mês de outubro a Biblioteca Municipal teve patente uma mostra bibliográfica, com inúmeros livros sobre as temáticas da igualdade, não-discriminação e cidadania.

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro realizou-se na Rádio Asas do Atlântico, no programa “Santa Maria é Notícia”, quatro conversas sobre igualdade, moderadas pela Jornalista Ana Paula Braga e pela cidadã Daniela Malanchini, que contaram com a presença do Padre Rui Silva, da sra. Isabel Chaves, do Prof. Henrique Melo e da Subcomissária da PSP Jéssica Gomes, tendo-se abordado assuntos relacionados com a religião, o voluntariado, o desporto e a segurança.

Todos os programas “Hora do Arco-Íris” do mês de outubro, desenvolvidos nos sábados, contaram com histórias sobre as temáticas da igualdade, numa adesão dos/as educadores/as promotores da iniciativa à causa.

No dia 15 de outubro foi realizada pelo segundo ano consecutivo a tertúlia “As Profissões Não Tem Sexo”, inserida no programa da Rádio Asas do Atlântico “Santa Maria é Notícia”, a qual contou com a presença da Conselheira Local para a Igualdade, Joana Figueiredo e com as convidadas Paula Moreira, Bombeira e a Deputada à Assembleia Legislativa Regional Elisa Sousa.

De forma presencial, a tertúlia “As Profissões Não Tem Sexo” foi desenvolvida na Casa Multifunções Manuel de Freitas Moura a crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ano da EB1/JI de São Pedro e nas turmas do 7.º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ao todo foram mais de meia centena de alunos/as que participaram, os/as quais tiveram oportunidade de conhecer profissões de Guarda Florestal, de Polícia de Segurança Pública, de Cuidador, de Jardineira, de Engenharia Aeroespacial e Marketing.

A 17 de outubro foi promovida uma Sessão de Relaxamento pela dra. Cátia Pinheiro, Psicóloga, que contou com 10 participantes (1 homem; 9 mulheres).

O Mês Municipal para a Igualdade terminou com a mostra de cinema no dia 29 de outubro, desenvolvida na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, contando com mais de três dezenas de participantes. A mostra de cinema incidiu sobre a visualização do filme The Wife de (2017), de Björn Runge e contou com um momento de tertúlia dinamizado por Daniela Malanchini.

O Município de Vila do Porto e as Conselheiras Locais para a Igualdade agradecem a todas as pessoas envolvidas, bem como entidades locais, e todos/as os/as participantes nas ações promovidas.

Share