Município de Vila do Porto promove as primeiras Jornadas Agrícolas Marienses

Quinta, 02 Junho, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto irá promover, pela primeira vez, as Jornadas Agrícolas Marienses, entre os dias 24 e 25 de junho, em parceria com a Associação Agrícola de Santa Maria.

Para a Presidente do Município, “esta é uma forma de fortalecermos um setor preponderante para Santa Maria, por via da partilha de conhecimento e experiências sobre projetos que estão em crescimento na ilha e que podem ser novos motores de desenvolvimento”.

“Será um momento para refletirmos e debatermos sobre o nosso setor produtivo, mas haverá ainda a oportunidade de termos uma montra de alguns dos nossos produtos agrícolas locais durante o Mercado de São João para que os marienses possam disfrutar de cada um deles”, salientou Bárbara Chaves.

Segundo o Presidente da Associação Agrícola de Santa Maria, foi com muito agrado que esta instituição aceitou o convite da autarquia para organizar estas jornadas, as primeiras jornadas agrícolas da ilha, sendo este tipo de iniciativas muito importante para promover o debate e troca de ideias, através das quais se pretende dar um contributo, ainda que pequeno, para a evolução do setor e introduzir temas que estão cada vez mais na ordem do dia, como questões ambientais, de bem-estar animal e de agricultura biológica, apelando-se á participação de todas as pessoas com interesse nestas áreas, muito em particular os agricultores. Referiu ainda esperar que estas sejam as primeiras de muitas, organizadas no ano em que não se realize a Bienal Agro Comercial da ilha, o que se prevê acontecer no ano de 2023.

Em termos de programa da iniciativa, o dia 24 de junho contará com uma sessão de abertura por parte do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Domingos Barbosa, sendo que o mesmo moderará as sessões programadas para este dia.

Da programação desse dia está prevista a apresentação do projeto “Santa Maria Wine Lab”, por Joana Borges Coutinho, sendo seguida pela palestra “Importância do Enoturismo para o Desenvolvimento Económico e Preservação Ambiental e Paisagística”, por José Arruda, havendo ainda espaço para debate.

O dia de abertura ficará ainda marcado pelo lançamento do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, da Associação de Municípios Portugueses Produtores de Vinho, tendo como seu representante, José Arruda.

O dia 25 de junho contará com três comunicações: “O Programa de Bem Estar Animal – Welfare Quality e a sua aplicação na Região Autónoma dos Açores”, com a presença de José Vielmino Lima Ventura, “Santa Maria. Pecuária Biológica. Utopia ou Oportunidade”, com José Pedro Araújo, e “Produção de Carne de Bovino nos Açores. Desafios e Estratégias”, com Paulo Costa. Este momento será moderado por Ricardo Melo, seguindo-se um espaço de debate.

Marcando o encerramento da primeira edição das Jornadas Agrícolas Marienses, terá lugar uma sessão com a presença do Presidente da Associação Agrícola de Santa Maria, Duarte Moreira, do Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.

Esta iniciativa é aberta ao público em geral e encontra-se inserida na programação das Festas de São João 2022.

Share