Município avança com Programa de Valorização dos Impérios do Divino Espírito Santo de Santa Maria

Segunda, 08 Abril, 2024 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto adiantou que o executivo pretende promover, conceber e pôr em prática Programa de Valorização dos Impérios do Divino Espírito Santo de Santa Maria.

A medida foi adiantada na sessão de abertura da palestra “Valorização dos Impérios Do Divino Espírito Santo de Santa Maria”, que decorreu no dia 5 de abril, na Biblioteca Municipal, tendo contado com as comunicações de João Leal e Rui Costa.

Segundo a autarca, “o objetivo do programa é desenvolver ações e medidas que visem, através da valorização, assegurar a preservação e sustentabilidade deste património cultural imaterial, identitário de Santa Maria e das suas gentes”, sendo, ao mesmo tempo, um “instrumento de gestão partilhada entre os diversos intervenientes e detentores do saber, da tradição e da memória”.

“Queremos que a sua elaboração seja uma construção coletiva, inclusiva e representativa, através de uma metodologia que promova a intervenção comunitária, democrática e participativa”, frisou.

O programa contará com vários parceiros, desde logo os detentores do saber-fazer (foliões, copeiros, cozinheiros, ajudantes, costureiras) e do saber-saber (académicos e investigadores), mas também de associações culturais, comunidade escolar, tecido empresarial, artistas e agentes culturais.

Segundo Bárbara Chaves, nesta fase, o programa é apenas uma proposta em aberto que deverá concretizar-se em três etapas: preparação, elaboração e implementação. 

“Até ao final deste ano, gostaríamos de ter concluías as primeiras duas etapas, para que, no início de 2025, se possa dar início à sua implementação”, acrescentou.

Esta é uma ação concreta de valorização deste importante e rico património cultural imaterial cujo objetivo é ser um facilitador e agregador de vontades e iniciativas que permita a sua salvaguarda, mas também a sua promoção e divulgação.

“Acreditamos que este Programa será uma mais-valia não só para diagnosticar a situação atual, mas também para elaborar um Plano de Ação que estabeleça ações de futuro”, salientou a Presidente.

Share