Noticias
BALANÇO DA RECOLHA SELETIVA DE RESÍDUOS NO CONCELHO DE VILA DO PORTO
O Município de Vila do Porto informa que, as boas práticas ambientais adotadas pela população e comerciantes locais, nomeadamente, com a separação e deposição dos resíduos valorizáveis nos ecopontos distribuídos pelo concelho, contribuiu nos últimos três anos, para o encaminhamento de cerca de 300 toneladas de embalagens usadas de papel/cartão, vidro e plástico/metal para reciclagem.
Em termos quantitativos, verifica-se no gráfico em anexo, que o papel/cartão foi o material que sofreu um aumento ao longo dos anos, com 55 toneladas exportadas para a Sociedade Ponto Verde, em 2015. Segue-se o plástico/metal, sem variações significativas, entre 2013 e 2015, registando neste ano, 21 toneladas de resíduos enviadas para as instalações da MUSAMI. Por último, em 2014 o vidro registou o valor mais elevado (67 toneladas), contrariamente a 2013, onde foi registado o valor mais baixo de embalagens enviadas para a Sociedade Ponto Verde.
Como forma de esclarecer e incentivar a população para as regras de separação seletiva de resíduos, a autarquia promoveu a distribuição de um conjunto de sacos reutilizáveis (ecobags), que visam facilitar a separação dos resíduos nos lares do concelho, no entanto, caso ainda não tenha recebido o ecobag em sua casa, deverá dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área ou ao Município de Vila do Porto.
A autarquia reforça a mensagem a toda a população, para a importância de incutir hábitos de separação e deposição seletiva dos resíduos nos ecopontos, com vista à continuidade do sucesso da reciclagem no concelho.