Ação Cívico-Ambiental | Alunos Limpam o Litoral da Praia Formosa

Segunda, 20 Junho, 2011 | Fonte: CADEP-CN | Amigos dos Açores Stª. Maria

Dentro do período do Programa  “Entre-Mares” e no âmbito da Campanha Bandeira Azul da Europa para Santa Maria, no passado dia 3 de Junho, numa organização conjunta do Município de Vila do Porto, coordenador do CADEP-CN e Escola de Almagreira, cerca de três dezenas de alunos, 4 docentes, 1 auxiliar de educação e a Eng.ra Cristina da CMVP realizaram uma ação de limpeza na Praia Formosa.

 

Depois de uma breve sensibilização sobre a problemática do lixo no mar e ecossistemas costeiros, cada grupo de cinco alunos e um adulto, vestidos com T Shirt´s a rigor e munidos de luvas e sacos fornecidos pela Câmara Municipal, puseram “mãos à obra”, na limpeza da zona que lhe foi atribuida previamente.

 

Terminada a ação cívico-ambiental, procedeu-se ao agrupamento das equipas, tendo-se contabilizado 7 sacos de lixo de constituição variada. Passou-se então para a segunda tarefa que foi a separação dos resíduos por fileiras, seguindo-se o código LER, visando-se sensibilizar/informar para a recolha seletiva, a implementar brevemente, e de forma efetiva, na ilha de Santa Maria.

 

BANDEIRA AZUL DA EUROPA - UM POUCO DE HISTÓRIA E EXIGÊNCIAS

 

O Programa da Bandeira Azul da Europa (BAE) iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE (Fundação Européia para a Educação Ambiental) com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

 

Em Santa Maria, a Campanha BAE, só começou na década de 90, tendo, no primeiro e segundos anos o então Presidente da Câmara Alberto Costa, convidado o CADEP-CN e os Escuteiros do Aeroporto, para a realização das 5 atividades obrigatórias de Educação Ambiental, abrangendo as praias de S.Lourenço e Formosa. Posteriormente, a coordenação da Campanha ficou a cargo só do CADEP-CN, ficando este grupo encarregado de implementar as atividades de EA, envolvendo outras entidades e jovens da OLT-J (Sub-programa AMBIENTE). Essa responsabilidade, que incluía a elaboração da candidatura e produção de relatórios finais perpetrou-se por 12 anos, até à criação do Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal, continuando, até hoje, o CADEP-CN a dar a sua colaboração.

 

Os “Postos da Bandeira Azul” existentes nas zonas balneares foram criados pelo CADEP-CN, tendo a Câmara Municipal aceite a aquisição dos quiosques sugeridos, assim como a persuasão para o alargamento da CBAE às zonas balneares dos Anjos e da Maia, o que veio a acontecer a partir do ano 2000.

 

Recordamos que para ser atribuído o Galardão Europeu de Qualidade Ambiental – BANDEIRA AZUL DA EUROPA -, são atualmente exigidos 32 critérios, distribuídos por 4 blocos temáticos (Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços), sendo 26 critérios Imperativos (de cumprimento obrigatório) e 6 Critérios Guia (de cumprimento sugerido).

 

Ver critérios exigidos para 2011 em:

http://www.abae.pt/programa/BA/2011/docs/praias/criterios_ba_praias_2011.pdf

Share