Noticias
MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO E RESIAÇORES PROMOVEM SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE RESÍDUOS PERIGOSO À COMUNIDADE ESCOLAR
O Município de Vila do Porto, através do seu Gabinete de Ambiente, e a RESIAÇORES, entidade responsável pela gestão do Centro de Processamento de Resíduos, promoveram hoje, dia 22 de novembro, uma sessão de esclarecimento sobre resíduos perigosos à comunidade escolar da ilha de Santa Maria.
Esta iniciativa, inserida na programação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, centrou-se no tema “Resíduos Perigosos…Um problema vs Uma Solução”, uma vez que estes resíduos representam um risco maior para a saúde e para o ambiente quando comparado com outro tipo de resíduos.
Nesta sessão foram transmitidas aos/ás alunos/as dicas de prevenção e redução ao consumo de produtos com conteúdos perigosos, disponibilizando-se informação dos locais de receção para cada uma das tipologias de resíduos (lâmpadas fluorescentes, tintas, pilhas e baterias, tinteiros e toner, pesticidas, equipamentos elétricos e eletrónicos), seguida da apresentação do modo de funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos pela Engª. Alexandra Chu, que engloba os processos de triagem, o processamento e o armazenamento temporário das várias fileiras de resíduos para posterior valorização.
A iniciativa visou, igualmente, divulgar o centro de receção de resíduos e quais as tipologias de resíduos admissíveis, bem como, informar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de efetuar uma correta separação nas suas casas.