Noticias
CENTRO DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS DE “PORTAS ABERTAS” NA 10.ª SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS (EWWR)
De 20 a 23 de novembro (terça a sexta-feira), numa iniciativa conjunta entre a ResiAçores e o Município de Vila do Porto, o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria, esteve de “portas abertas” para toda a comunidade que quisesse conhecer o funcionamento desta instalação, com o objetivo de mostrar as várias etapas que os resíduos urbanos produzidos no concelho são sujeitos até ao envio para reciclagem.
Aproximando-se o final de 2018, a produção de resíduos urbanos indiferenciados no concelho, já se encontra nas 2 toneladas, pelo que, é importante continuar a apostar na reciclagem e essa missão depende de toda a comunidade em geral, dada a existência de uma grande quantidade de resíduos valorizáveis, que continuam a dar entrada no Centro de Processamento juntamente com os resíduos indiferenciados, o que contribui para um nível de contaminação ou de sujidade, com consequências para a inviabilização do processo de reciclagem dos resíduos.
Esta era uma das iniciativas agendadas para a comemoração da 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
A ação estendeu-se aos estabelecimentos de comércio, empresas e entidades públicas locais com uma visita ao Centro no dia 23 de novembro (sexta-feira), seguida de um espaço informativo sobre o devido encaminhamento dos resíduos, especialmente os que estão na categoria dos perigosos, e a lógica de funcionamento do Centro.
A nível local, já se encontram disponíveis alternativas para dar o correto encaminhamento aos resíduos perigosos, tais como:
- Lâmpadas fluorescentes: Estabelecimentos de venda; Ecocentro do Centro de Processamento de Resíduos; centro de receção Varela& Cª. Lda.
- Tinteiros e toners: Estabelecimentos de venda; Ecocentro do Centro de Processamento de Resíduos; centro de receção Varela& Cª. Lda.
- Pilhas e baterias usadas: Estabelecimentos de venda; Ecocentro do Centro de Processamento de Resíduos; centro de receção Varela& Cª. Lda.
- Equipamentos elétricos e eletrónicos usados: Ecocentro do Centro de Processamento de Resíduos; Centro de receção Varela& Cª. Lda.; serviço de recolha de monos (gratuito) assegurado pela Câmara Municipal;
- Latas de tinta, vernizes, colas, solventes: Ecocentro do Centro de Processamento de Resíduos.
O Município de Vila do Porto, ciente do esforço e trabalho de sensibilização que ainda deverá ser feito na área dos resíduos perigosos, pretende continuar a encetar todos os esforços para que a mudança de comportamentos e de mentalidades seja uma realidade num futuro próximo.