I Master's de Fotografia Subaquática de Portugal

Segunda, 26 Setembro, 2011 | Fonte: Clube Naval de Santa Maria

Decorreu nos passados dias 14, 15, 16, 17 e 18 de Setembro de 2011, nas águas de Santa Maria, Açores, o I Masters de Fotografia Subaquática de Portugal.


Tratou-se de uma prova organizada pelo Clube Naval de Santa Maria (CNSM) em associação com a Federação Portuguesa das Actividades Subaquáticas (FPAS).

 

Nela participaram 7 equipas, sendo uma equipa em representação do CNSM, composta pelo Vitor Medeiros (fotógrafo) e pelo Miguel Oubiña (modelo), uma equipa em representação dos Açores, composta pelo Nuno Sá (fotógrafo) e pela Mara Shmiing (modelo), uma equipa em representação da FPAS, composta pelo Manuel Silva (fotógrafo e Campeão Nacional) e pela Ana Gomes (modelo), uma equipa em representação da Alemanha, composta pela Margit Sablowski (fotógrafa) e pelo Nikolaus Sablowski (modelo), uma equipa em representação da Espanha, composta pelo Esteban Escofet (fotógrafo) e pela Sílvia Quintana (modelo), uma equipa em representação da França, composta pelo Jean Tordoir (fotógrafo) e pelo André Ruoppolo (modelo) e uma equipa em representação da Rússia, composta pelo Igor Zaytsev (fotógrafo) e pela Olga Tserkovskaya (modelo).

 

A única condicionante que não pudemos prever e assegurar foi o estado do tempo, sendo essa a razão de se ter decidido adiantar o calendário da prova, começando-se assim um dia mais cedo, precisamente para se aproveitar uma aberta de bom tempo.


Assim, em vez do briefing ser a 15, foi então a 14 e a primeira prova a 15, não resultando nisso qualquer problema em virtude das equipas já estarem todas em Santa Maria.


No briefing, houve a recepção oficial às equipas e a entrega de lembranças a cada uma, que consistiram de livros bilingues (português/inglês) sobre as ilhas dos Açores, oferecidos pela Direcção Regional do Turismo e sobre os cetáceos dos Açores, da autoria do Nuno Sá, estes já adquiridos e oferecidos pelo CNSM e, para cada um, também um boné do clube e uma t-shirt branca alusiva ao evento, da parte do CNSM.


Depois do briefing realizou-se uma reunião técnica, na qual foram transmitidas e dadas a conhecer as alterações e como deveriam decorrer as diferentes provas que compunham o Masters.


A noite do dia 16 foi dedicada à tradição das "sopas de império", confeccionadas e servidas a rigor, na copeira da freguesia de Santa Bárbara, lugar típico e característico desta ilha, onde não faltaram os foliões. Nessa ocasião foi também oferecido pelo CNSM um livro bilingue, sobre as festividades do Espírito Santo nos Açores.

 

As equipas foram recebidas pelo grupo de danças e cantares tradicionais “Almagre”, muito apreciado por todos, que cantou e dançou e ainda fez uma descrição dos trajes e utensílios que transportavam.


As línguas oficiais do evento foram o português e o inglês, pelo que em todos os actos estiveram presentes os tradutores do CNSM, para que nada ficasse por dizer ou por explicar.

 

O dia 15 foi então dedicado à categoria "Jamanta", decorrendo das 10H00 às 16H00 e os restantes 16 e 17 ao decorrer normal da prova.


Convém esclarecer que, em virtude desta alteração, a categoria "Jamanta" não pontuou para a classificação geral, sendo assim uma categoria à parte e distinta.

Convém referir e enaltecer que este foi o único evento, a nível nacional e internacional, que, até esta data, incluiu uma categoria "Jamanta".

 

Estiveram envolvidos de forma directa e indirecta, no I Masters de Fotografia Subaquática de Portugal, cerca de 100 pessoas para que nada falhasse e cada país teve hasteada a sua bandeira na sede do CNSM durante todo o evento, como testemunho da solenidade, dimensão e importância desta prova.


A logística foi fenomenal, quer ao nível da secretaria, centros de mergulho de apoio ao Masters, secção de mergulho do clube, serviço de bar e restaurante do CNSM, casa das máquinas, alojamentos para as equipas, transportes terrestres e marítimos, local da cerimónia de entrega de troféus, enfim, trabalharam todos em conjunto com um único objectivo: Tornar o I Masters de Fotografia Subaquática de Portugal, um verdadeiro sucesso e conseguiram-no!

 

A classificação final ficou assim ordenada, com especial destaque para o representante do CNSM, que ficou em 5º da geral e no 3º lugar da categoria Ambiente com mergulhador:


1º Lugar da Geral

Esteban Escofet

Silvia Quintana


2º Lugar da Geral

Manuel Silva

Ana Gomes


3º Lugar da Geral

Jean Tordoir

João Batista em substituição de André Ruoppolo


1.º Lugar Jamanta

Nuno Sá

Mara Shmiing


1º Lugar Ambiente com mergulhador

Esteban Escofet

Silvia Quintana


1º Lugar Ambiente sem mergulhador

Jean Tordoir

João Batista em substituição de André Ruoppolo


1º Lugar Tema Livre

Esteban Escofet

Silvia Quintana


1º Lugar Macro

Esteban Escofet

Silvia Quintana


1º Lugar Peixes

Manuel Silva

Ana Gomes

Foto: CNSM

Share