Noticias
Colóquio da Lusofonia a decorrer em Santa Maria
Arrancou no passado dia 30 de Setembro, em Santa Maria, o 16º Colóquio da Lusofonia que se prolongará até o próximo dia 5 de Outubro. A organização desta iniciativa é da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AIL) e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Porto.
A abertura oficial deste evento teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto e contou com a presença de Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Jorge Paulus Bruno, Diretor Regional da Cultura em representação do Presidente do Governo Regional e a presença da Diretora Regional das Comunidades, Graça Castanho. A apresentação do 16º Colóquio da Lusofonia foi realizada por Chrys Chrystello, presidente da AIL que fez uma breve resenha histórica do evento manifestando o seu agrado pelo mesmo realizar-se, pela primeira vez, em Santa Maria. O presidente da autarquia mariense, Carlos Rodrigues, manifestou, também, o seu agrado e satisfação pelo facto de Santa Maria acolher esta iniciativa garantido que a autarquia "tudo fará para que o mesmo volte a se realizar em Santa Maria no próximo ano". Segundo Jorge Paulus Bruno, Diretor Regional da Cultura "este é um momento importante para o aprofundamento, para um melhor conhecimento e divulgação da lingua portuguesa e dos escritores açorianos". Referindo-se à descentralização na realização deste género de iniciativas, o Diretor Regional da Cultura acrescenta " é com muito agrado que registamos a ocorrência deste colóquio na ilha de Santa Maria". Após as intervenções seguiu-se o visionamento do documentário "Açores - Santa Maria - Ilha Mãe".
O arranque deste colóquio contou com o pré-lançamento da “Antologia bilingue de autores açorianos contemporâneos” destinada ao mercado norte-americano e canadiano do ensino de Português editada pela Calendário das Letras com apoio da Direção Regional das Comunidades e dos Colóquios da Lusofonia. A apresentação da obra foi realizada pela co-autora Mestre Helena Chrystello e pelo editor Francisco Madruga.
A encerrar o primeiro dia dedicado à lusofonia realizou-se uma sessão cultural marcada pela declamação de poemas e ainda uma sessão de esclarecimento, proferida por Joana Pombo, do Centro de Interpretação Dalberto Pombo, que deu a conhecer alguns aspectos da formação da ilha de Santa Maria no contexto geológico.
Na ocasião, o conceituado pintor José Nuno da Câmara Pereira, mariense, teve a oportunidade de apresentar aos participantes uma obra sua que foi oferecida ao município de Vila do Porto. Para realizar essa obra, foi utilizado como material terra de Santa Maria, o que faz com que esta tenha um significado especial.
A apresentação da antologia bilingue, coordenada por Helena Chrystello e Rosário Girão, e a homenagem ao escritor micaelense Daniel de Sá, constituem os "pontos altos" desta edição dos colóquios. Além da homenagem a Daniel de Sá, vai também ser homenageado Eduardo Bettencourt Pinto e Vasco Pereira da Costa, antigo Diretor Regional da Cultura, escritor e pintor. A visita a "locais sagrados” do escritor Daniel de Sá, uma abordagem à história vulcanológica de Santa Maria, uma sessão de teatro com literatura oral desta ilha e um concerto do cancioneiro açoriano constam também do programa desta iniciativa que decorre até 05 de outubro e é subordinada ao tema 'Santa Maria Ilha-Mãe'.
Fotos: Jornal “O Baluarte”
Para mais informação e programa, visite: http://www.lusofonias.net/encontros%202011%20sta%20maria/menu%201.htm