Município adquire 2 fogos através do Programa 1º Direito num valor 175 mil euros

Quinta, 20 Fevereiro, 2025 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto assinou a escritura de mais dois prédios urbanos, no âmbito do Programa 1º Direito, um investimento através do “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” do Plano de Recuperação e Resiliência, resultando em três fogos.

Com um investimento de 175 mil euros, o prédio localizado na freguesia de Santa Bárbara, contou com um investimento de 101 mil euros e a sua reabilitação dará origem a dois fogos, sendo que o adquirido na freguesia de Santo Espírito, com um valor de 74 mil euros, também será sujeito a obras de remodelação nos termos exigidos pelo Programa de Apoio, dando origem a um fogo.

Esta é uma medida que se enquadra num dos eixos estratégicos do Executivo Municipal no que se refere à aquisição, reabilitação e construção de habitações degradadas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação e aquisição de prédio urbano e rústico.

Acresce que esta verba advém de fundos do Governo da República, que será comparticipado em 100% através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) não havendo, portanto, qualquer aplicação de verba das receitas provenientes das transferências de estado e taxas municipais para a sua concretização.

Share