Noticias
Executivo Municipal de Vila do Porto reúne com Governo Regional dos Açores
O Executivo Municipal de Vila do Porto recebeu o Governo Regional dos Açores, hoje, dia 2 de julho, nos Paços de Concelho, numa reunião que marcou o início da Visita Estatutária do Executivo Regional à ilha de Santa Maria.
Em declarações aos jornalistas, a Presidente da Câmara frisou a importância de manter este momento na Visita Estatuária, enquanto uma reunião que “de forma aberta” permite fazer um ponto de situação sobre assuntos pendentes e em curso, bem como transmitir as preocupações dos marienses que chegam ao município diariamente.
Dos temas abordados, Bárbara Chaves relembrou a necessidade de revisão do protocolo com a IROA, ao nível do abastecimento de água à lavoura, um assunto já transmitido na visita do ano anterior e que ainda carece de resolução por parte do Governo dos Açores.
No que diz respeito à habitação, a autarca sublinhou que é uma área fundamental para o Executivo Municipal, estando em curso um projeto PRR para colmatar algumas das lacunas existentes. Nesta área em concreto, a Presidente reforçou que os marienses “estão cansados” de não ver desenvolvimentos no Parque Habitacional do Aeroporto e pediu maior celeridade ao Governo dos Açores para que a população possa usufruir daquelas habitações “da melhor forma e o mais rapidamente possível”.
“O que os marienses querem é que se consiga ter espaço para constituir e que as casas sejam reabilitadas para entrarem no mercado de arrendamento”, reiterou.
Bárbara Chaves destacou ainda questões ao nível da saúde, nomeadamente, a falta de médicos de família e a necessidade de ser melhorada a assistência às pessoas, com enfoque ao público sénior, a par da necessidade premente de ampliação do Lar de Idosos.
Relativamente às zonas balneares, foi demonstrada a disponibilidade para fazer a gestão de todas as zonas balneares da ilha, incluindo as que atualmente ainda se encontram sob gestão do Governo, uma informação já transmitida em fevereiro do presente ano.
Outras questões de elevada importância para a ilha têm a ver com as acessibilidades ao nível do transporte aéreo e marítimo de passageiros e mercadorias, um setor com constrangimentos constantes que o Governo dos Açores necessita de acautelar e que será discutido no Conselho de Ilha.