Um olhar sobre o Desporto Mariense – Um exemplo de Boas Práticas

Quinta, 05 Abril, 2012 | Fonte:

Decorreu no passado dia 4 de abril, o Seminário intitulado “Um olhar sobre o Desporto Mariense – Um exemplo de Boas Práticas”, organizado pelo Município de Vila do Porto, AJISM e pelos professores marienses Henrique Melo e João Batista.

O Seminário contou com a ilustre presença do professor universitário Armando Lopes, responsável por vários projetos desportivos nacionais, entres os quais pelo projeto escolar da Escola Pedro Eanes Lobato, “Lobatos Foot”.

A primeira intervenção da noite ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto em exercício, Ezequiel Araújo, que salientou que o projeto Cagarrinhos Ativos no qual se inseriu a realização do seminário é um sinal claro da aposta da autarquia no desporto. Segundo o Presidente em Exercício, apesar da época de restrições que o pais atravessa, o Município tudo fará para continuar a apoiar condignamente todos os Clubes e Associações Marienses.

O evento prosseguiu com as intervenções dos professores Henrique Melo e João Batista, que além explicarem o conceito e o surgimento do projeto Cagarrinhos Ativos, fizeram um breve balanço dos trabalhos até ao momento.

A última intervenção da noite pertenceu a Armando Lopes, profundo conhecedor do desporto em Portugal Continental, e que aproveitou a oportunidade de estar em Santa Maria para se inteirar da realidade do desporto mariense.

A primeira nota de destaque do professor visou as excelentes condições do Complexo Desportivo de Santa Maria. Lopes felicitou o Município de Vila do Porto, referindo que Santa Maria apresenta condições de topo para a prática desportiva e muito superiores à maioria dos concelhos continentais.

Quanto ao número de praticantes, as duas realidades são claramente distintas, conforme os dados apresentados na noite de quarta-feira. A prática desportiva em Santa Maria apresenta valores, bastantes significativos, muito acima da média nacional.

Lopes referiu igualmente que os Clubes e Associações de Santa Maria estão de parabéns, pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados obtidos nas últimas épocas. Para o professor continental, os resultados são notáveis, tendo em conta, as limitações inerentes a uma população com reduzida dimensão.

A aposta no turismo desportivo, no aproveitamento dos espaços públicos para a prática desportiva, no maior envolvimento dos encarregados de educação e na captação de novos valores ao nível do 1º ciclo são alguns dos caminhos apontados para o futuro do Desporto Mariense.

No final do Seminário, Armando Lopes confessou ter ficado com Santa Maria no coração, e confidenciou aos presentes na plateia, que já estava a trabalhar para que ainda este ano, fosse realizado um estágio do projeto “Lobatos Foot” na Ilha do Sol.

Share