Noticias
Município recebe edifício da Paróquia de Santo Espírito
Foi celebrado um contrato de comodato entre o Município de Vila do Porto e Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Espírito, esta última que entregou, a título gratuito, um edifício na freguesia de Santo Espírito à autarquia.
O objetivo do presente comodato é que seja criado um espaço no centro da freguesia que homenageie a vida de D. António de Sousa Braga, que nasceu em Santo Espírito, assim como destaque para o cerimonial dos Impérios em honra do Divino Espírito Santo.
Acresce ainda que o referido edifício permitirá a criação de instalações sanitárias na freguesia.
O contrato de comodato tem a duração de 99 anos, podendo ser prorrogável por períodos iguais e sucessivos.
Para a Presidente do Município, este edifício, agora recebido, permitirá criar um espaço de valorização cultural e identitária no centro da freguesia, homenageando a vida e o legado de D. António de Sousa Braga, natural desta terra e figura maior da Igreja nos Açores.
“A sua memória, associada ao testemunho de proximidade, humildade e serviço à comunidade, merece ser perpetuada num local de encontro e reflexão, acessível a todos, onde a população e os visitantes possam conhecer melhor a sua história e o impacto da sua ação pastoral”, frisou.
Bárbara Chaves destacou ainda o facto de se tornar num espaço que colocará em evidência as particularidades dos Impérios, reforçando-se a identidade coletiva, ao mesmo tempo que se transmite às novas gerações a riqueza das vivências comunitárias e assegurando a continuidade de um património imaterial que é parte essencial dos mariense.