Guias culturais de Santo Espírito e Santa Bárbara lançados esta semana na ilha de Santa Maria

Sexta, 27 Abril, 2012 | Fonte: CMVP

A Câmara Municipal de Vila do Porto, em parceria com a ARDE – Associação de Desenvolvimento Regional, vai lançar sexta-feira e sábado os guias culturais das freguesias de Santo Espírito e Santa Bárbara, na ilha de Santa Maria.

O primeiro livro, intitulado Santo Espírito – Tanto por Tão Poucos, com texto do jornalista micaelense Rui Leite Melo e imagem do fotógrafo mariense Pepe Brix, é lançado a 27 de abril, pelas 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Santo Espírito.

Santo Espírito é uma das maiores freguesias do concelho de Vila do Porto. Tem um povoamento disperso e um vasto património edificado, no qual prevalecem as conhecidas casas típicas marienses, rodeadas de exuberantes paisagens verdejantes ao longo de todo o ano.

Esta é também uma freguesia onde a cultura popular está enraizada e sempre presente, quer através do seu rancho folclórico, quer através da sua filarmónica, que mantêm uma participação considerável de jovens.

Santo Espírito, onde está localizada a única Casa Museu existente na ilha de Santa Maria, oferece também um vasto leque de opções aos turistas que visitam a freguesia, desde os trilhos pedestres até à Baía da Maia, ex-libris da localidade.

O lançamento do guia Santo Espírito – Tanto por Tão Poucos apresenta-se como  mais um contributo da Câmara Municipal de Vila do Porto para levar mais longe o nome da freguesia e da ilha de Santa Maria, com o apoio da ARDE.

Já o guia Santa Bárbara – Do Mar ao Céu, cujo texto é da autoria da jornalista picoense Isabel Gomes e a imagem do fotógrafo mariense Pepe Brix, será lançado a 28 de abril, às 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Santa Bárbara.

Muitas vezes comparada com um presépio, devido ao alegre casario branco de barras azuis disperso por entre os montes e vales, Santa Bárbara ergue-se desde o mar até ao céu, em terras férteis para ocupação predominante da agricultura e pecuária.

No centro da freguesia, encontra-se a Igreja Paroquial de Santa Bárbara, ponto de interesse pelo grande valor patrimonial e pelo culto dedicado a Santa Bárbara e ao Sagrado Coração de Jesus. Com uma grande tradição no culto ao Divino Espírito Santo, a população de Santa Bárbara realiza Impérios na Igreja e na Ermida de Nossa Senhora de Lurdes.

O centro da freguesia é também ponto de partida e ponto de chegada para o trilho pedestre Entre a Serra e o Mar, que proporciona momentos únicos a quem o visita. O guia sobre Santa Bárbara dá ainda a conhecer a vivência do povo, o património e as  paisagens da freguesia.

Estes guias estão inseridos num projeto editorial inédito nos Açores, que envolve as Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Vila do Porto e a ARDE. O projeto visa a edição de um total de 25 publicações sobre todas as freguesias não citadinas destes dois concelhos açorianos, no âmbito da Abordagem LEADER do Programa PRORURAL.

No concelho de Ponta Delgada já foram editados 16 de um total de 20 guias. Com o lançamento dos guias de Santo Espírito e Santa Bárbara, o único concelho da ilha de Santa Maria fica com três guias culturais publicados, faltando apenas Almagreira e Vila do Porto.

O objetivo é divulgar as potencialidades de cada uma das 25 freguesias não citadinas de Ponta Delgada e Vila do Porto. Desta forma, promove-se cada uma das localidades em termos culturais, sociais e económicas.

O conteúdo dos guias pretende traduzir uma visão jornalística sobre a riqueza tradicional, a situação atual e a perspetiva futura do património cultural (material e imaterial) de cada freguesia, inserido no seu contexto social.

 

O Município de Vila do Porto, convida todos os Munícipes a participarem na cerimónia de lançamento destes guas culturais.

 

 

Share