Noticias
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
O Clube Naval de Santa Maria tem-se distinguido, sobretudo nos últimos anos, na realização de diversos acontecimentos desportivos, merecendo aqui especial destaque os eventos de fotografia subaquática, nomeadamente o I Masters de Fotografia Subaquática de Portugal, o I Campeonato Regional de Fotografia Subaquática dos Açores, o XXI Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática de Portugal e o apuramento da equipa do clube, constituída pelo fotógrafo Manuel Silva e pelo modelo Marco Cabral, ao XIV Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática, que ocorreu no passado mês de Abril, em Cayo Largo, Cuba, onde obteve um brioso quinto lugar para Portugal.
Constatando a Câmara Municipal de Vila do Porto a oportunidade e a importância estratégica de tais eventos na boa divulgação e projeção da Ilha de Santa Maria no exterior, cedo a eles se associou e os apoiou.
Nas provas de fotografia subaquática se trouxe à nossa terra diversas personalidades de elevado gabarito, nacionais e estrangeiras, se solidificou a extrema qualidade do nosso meio marinho e se edificou a jamanta como a imagem de marca do mergulho em Santa Maria.
Vimos assim consagrada a excelência das nossas águas e o apuramento de uma equipa do Clube Naval de Santa Maria para o XIV Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática.
Mais uma vez, e dentro das suas competências, decidiu a Câmara Municipal de Vila do Porto apoiar a presença mariense e fê-la dotar-se de diversa informação promocional da Ilha de Santa Maria, que a equipa acabou por distribuir aos participantes dessa distinta competição, dando a conhecer de uma forma pessoal e privilegiada o que de melhor nos caracteriza, distingue e podemos proporcionar.
A prestação da equipa do Clube Naval de Santa Maria, naquele que foi o palco mundial da fotografia subaquática, pautou-se por um notável e muito digno quinto lugar para Portugal, decorrente da conquista de dois terceiros lugares e de um sétimo lugar nas diversas categorias em concurso.
Tratou-se também da primeira vez, nos quinhentos anos da nossa existência insular, que uma EQUIPA MARIENSE, de um CLUBE MARIENSE, representou sozinha TODO UM PAÍS num Campeonato Mundial, tendo-o feito ao mais alto nível.
Por tudo isto se regista e assinala, com inegável orgulho e regozijo para todos os marienses, este feito inédito e muito distinto da nossa história secular e é, assim, aprovado por unanimidade um VOTO DE CONGRATULAÇÃO.