Noticias
SANTA MARIA ACOLHE, PELA PRIMEIRA VEZ, ENCONTRO INTERNACIONAL QUE DEBATERÁ TEMAS DA PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO
A ilha de Santa Maria acolhe, pela primeira vez, congresso internacional “Relações transatlânticas entre a Europa, América e Ilhas Atlânticas - (séculos XV-XX)" que vai reunir diversos cientistas, políticos e investigadores. O projeto tem por objetivo primordial o debate sobre temáticas relacionadas com as vertentes arqueológicas, históricas, económicas, biológicas incluindo conteúdos relacionados com a Civilização Material, Economia e Ciências naturais. Com este encontro pretende-se estabelecer elos de ligação entre as diferentes disciplinas, reunindo investigadores, com trabalhos oriundos de contextos académicos que sejam pertinentes para a discussão destas temáticas, tanto nos contextos insulares atlânticos, como nos espaços continentais.
A escolha de Santa Maria para o ponto de encontro deste congresso tem a ver especificamente com o extenso potencial cultural e natural da Ilha de Santa Maria, verdadeira jóia dos Descobrimentos Portugueses, e pelas condições ótimas que a câmara Municipal de Vila do Porto tem incansavelmente assegurado na gestão deste evento, revelou Élvio Sousa, membro da organização e conselho científico. Segundo Elvio Sousa, "do ponto de vista arqueológico, que é a minha especialidade haverá novidades a apresentar, sobretudo no que respeita ao Forte de São João Baptista e à olaria recentemente descoberta."
Para além dos oradores convidados, cientistas e investigadores, o encontro contará com a presença de Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, Pedro Manuel dos Reis Alves Catarino, representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Ireneu Cabral Barreto, representante da República para a Região Autónoma da Madeir, Carlos Henrique Lopes Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto.
Realiza-se na na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.