Noticias
Assinatura do contrato para o novo serviço de transporte colectivo de passageiros
A ilha de Santa Maria vai dispor de um novo serviço de transporte público colectivo regular de passageiros, o que representa, segundo o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, um “novo passo em prol da qualidade dos autocarros, com novos itinerários e novos tarifários, adequados e ajustados a uma realidade que o Governo está a incrementar em toda a Região”.
No âmbito do contrato assinado, em Vila do Porto, o consórcio Caetano, Raposo e Pereira, Auto Viação Micaelense e Varela & C.ª, vão adquirir seis autocarros novos (três mini-bus, um médio e 2 grandes) e proceder à adequação dos itinerários conforme o número de utentes a servir. O Governo dos Açores pretende, desta forma, que o sistema de transporte colectivo de passageiros garanta o transporte do maior afluxo de passageiros no período escolar, ajustando-se automaticamente em termos de carreiras e horários fora deste período, épocas que registam menor afluência de utentes.
O contrato será celebrado pelo período de seis anos, podendo ser prorrogada por um período máximo de até três anos e representa um investimento público superior a um milhão e seiscentos mil euros.
O sistema de transporte colectivo regular de passageiros na ilha de Santa Maria proposto baseia-se num sistema de 6 carreiras, divididas em 3 períodos distintos ao longo do ano - dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de verão.
Para o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esta nova aposta representa um importante complemento na mobilidade interna e na oferta turística, permitindo maior mobilidade de passageiros entre as freguesias e a sede do concelho.