Noticias
AÇÕES DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Cerca de uma centena de pessoas, de várias faixas etárias, participaram, entre 12 e 16 de outubro, em duas ações de informação e sensibilização, em todas as freguesias da ilha de Santa Maria.
Estas ações, promovidas pelo Município de Vila do Porto, foram realizadas em parceria com as Juntas de Freguesia e em colaboração com a Policia de Segurança Pública (PSP) e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Santa Maria. Incidiram sobre o tema das Burlas e Outros Perigos (assaltos, roubos dentro de casa) e sobre as Queimaduras, Incêndios, Explosões e Choques Elétricos, respetivamente.
A PSP alertou para os inúmeros perigos a que todos os cidadãos estão sujeitos, em especial os idosos por serem mais vulneráveis, e de como devem reagir perante as situações. Além das burlas, falaram sobre os assaltos no domicílio e na rua, de como devem levantar o dinheiro no Multibanco ou da simples questão de não deixar nenhum estranho entrar nas suas habitações.
A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários esclareceram os participantes sobre o número europeu de emergência, o 112 e de como devem comunicar corretamente uma emergência. Deram conselhos úteis de como proceder numa situação de incendio, choque elétrico ou queimadura, tanto na prevenção como na remediação. Por fim, recorrendo a exercícios práticos com os participantes, abordaram a questão do engasgamento e de como devem proceder para desobstruir a via aérea, quando acompanhados ou quando estão sozinhos.
Importa relembrar que estas ações foram delineadas pela necessidade verificada no terreno com o Projeto de Identificação, Monotorização e Acompanhamento de Idosos Sós e nos convividos diários do Grupo Sénior de Santa Maria, de informar e sensibilizar os séniores para os riscos de segurança e riscos domésticos. A finalidade foi a de prevenir estes riscos, minimizando a probabilidade da sua ocorrência.
O Município agradece, assim, á PSP e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários pela disponibilidade demonstrada durante toda a semana, às Juntas de Freguesia por tão prontamente se terem aliado a esta iniciativa, bem como a todos os envolvidos, sem os quais não seria possível atingir estes resultados.
Sendo o Município de Vila do Porto responsável por implementar e dinamizar um conjunto de iniciativas que envolvem diretamente a população sénior da ilha, existe a intenção de apostar no desenvolvimento de ações de informação e sensibilização sobre outros temas a curto prazo.